Um repouso sabático
Dicas
Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas racional, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
Slides da lição: Baixe o slide da lição 11, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-325/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Dinâmica 1 – Despertadores: Previamente coloque espalhados pela classe vários relógios despertadores e prepare-os a fim de que despertem aleatoriamente durante a pergunta 4. (Programe sua aula!) É importante que os alunos não saibam que os relógios irão despertar. Conforme os relógios forem despertando, peça ao aluno que estiver próximo ao despertador que o desligue e prossiga com a aula.
Após todos os relógios despertarem reflita com a classe que enquanto estamos nesta terra temos a correria do dia a dia. A todo momento somos lembrados, despertados e até incomodados sobre algo que precisamos fazer e que somente teremos o descanso eterno e de forma plena quando Jesus voltar.
Caso não tenha despertadores você pode utilizar figuras de relógios espalhadas pela classe e colocar alguns celulares para despertar no momento solicitado.
Dinâmica 2 – Tempo: (para ser feita antes das perguntas 5 e 6).
Materiais: Papel e caneta (para os alunos) e um cronômetro (para o professor)
Entregue um pedaço de papel e uma caneta para cada aluno. Explique para a classe que ela deverá contar o tempo quando falar “já” até “parou”. Eles devem anotar no papel quanto tempo passou durante esse intervalo. Na primeira vez, fique quieto em um canto da sala enquanto roda o cronometro. Repita a atividade, mas dessa vez comece a se movimentar pela sala e aumente o tempo. Repita pela terceira vez a atividade e, dessa vez, além de se movimentar pela sala, tente de forma sutil tirar a atenção dos alunos e aumente ainda mais o tempo. Após parar o cronômetro, veja quem acertou a contagem dos segundos e/ou quem ficou mais próximo ao marcado pelo cronômetro.
Depois, reflita com a classe que nós temos o conhecimento de como funciona o tempo, que 60 segundos é um minuto, e que mesmo sabendo como ele funciona, nós temos dificuldade em lembrar de separá-lo para Deus. Na primeira vez foi mais fácil pois todos estavam concentrados; na segunda e terceira vez começou a ter ruídos, movimentação e o professor começou a atrapalhar a concentração dos alunos. E é assim que acontece na nossa vida. Nós sabemos sobre o sábado, e sobre o que devemos fazer nesse dia, mas com o passar do tempo nós vamos perdendo a concentração, temos dificuldade e nos esquecemos de quão importante é esse dia.
É assim que o inimigo consegue roubar o tempo que utilizamos para servir ao Senhor, tirando a nossa atenção. Precisamos ficar vigilantes o tempo todo.