Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 12, acessando o link: http://backup.portaliap.org/wp-content/uploads/2019/09/12-As-Intencoes-do-Coracao.mp3
Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
Slides da lição: Baixe o slide da lição 12, acessando o link: http://backup.portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-329/#divulgacao e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Estudo em Libras: A Junta de Missões sempre disponibiliza a lição bíblica em libras. Informe seus alunos sobre este importante trabalho. Veja: https://www.youtube.com/channel/UCSajxLcXf10Zmvnz3wv7qag
Vídeo: Na abertura da lição você poderá utilizar o vídeo explicativo “Os Dez mandamentos – Não cobiçarás”, para introduzir o assunto, demonstrando a conexão entre os mandamentos relacionados ao próximo. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=UEsvECcvmxs
Dinâmica 1: “Cheios e satisfeitos de Verdade”.
Materiais: 1 copo de plástico rachado ou trincado; 1 porção de água suja, suficiente para encher o copo; 1 porção de areia branca, o suficiente para encher o copo; 1 bacia.
Modo de Fazer: Para ilustrar o assunto do item 3, “A essência do mandamento” ou respectiva questão 4, utilize o copo rachado ou trincado para ilustrar os nossos pensamentos, desejos ou intenções. O copo parece não ter problemas, mas está com defeito, “rachado”. Do mesmo modo, os nossos pensamentos afetados pelo pecado original. A água suja, representa os maus desejos e a cobiça, assinalados por toda sorte de “coisas” que o ser humano se utiliza para preencher sua vida. Tente encher o copo (coloque a bacia em baixo para evitar acidentes). Perceberemos que, embora o copo pareça cheio por um tempo, ele logo irá esvaziar-se outra vez. Isso porque o pecado sempre promete algo que jamais poderá cumprir: satisfação plena. Agora considere a areia branca como um material mais sólido e menos volúvel, que representa todo conteúdo que consumimos e que está fundamentado na palavra e vontade de Deus, porque “a boca fala do que cheio está o coração” (Mateus 12:34). Assim vamos perceber que estaremos realmente cheios, satisfeitos, sem espaço para os maus desejos.
Dinâmica 2: Ao estudar a primeira aplicação, sirva à sua classe uma bandeja com biscoitos recheados. Antes, porém, você deverá colocar sal dentro do recheio de maneira que ninguém possa perceber. Assim, quando você distribuir os biscoitos, peça que todos esperem uns pelos outros, a fim de que comam ao mesmo tempo. Ao comerem o biscoito, os alunos perceberão quão ruim ele está.
Com essa breve dinâmica, ilustre que, ao pegar os biscoitos, os alunos pareceram deseja-lo, pois tinham uma ótima aparência. Assim acontece com o pecado e as intenções do coração, com os quais devemos tomar cuidado todos os dias.
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!
Colaborador: Marciel Diniz de Oliveira serve a Deus na IAP em São Miguel do Iguaçu – PR.
Editor: Jailton Sousa Silva
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa