Veja as dicas para sua aula da Escola Bíblica: dois vídeos, dinâmica de contextualização e a dinâmica “Em que posso ajudar”.
DICA UM: VÍDEO SOBRE A PREGAÇÃO DE PAULO EM ATENAS
Comece sua aula exibindo o vídeo “O DEUS DESCONHECIDO”, que aborda a pregação de Paulo em Atenas, conforme Atos 17:16-34. Esse vídeo ajudará a contextualizar a passagem da Escritura que será estudada na Lição 12. Após a exibição, abra espaço para que os alunos façam os primeiros apontamentos, perguntando: “O que vocês pensam sobre o contexto da pregação do apóstolo? Quais foram os seus desafios?”
DICA DOIS: VÍDEO ‘Uma visita ao AREÓPAGO de Atenas
O Pastor Augustus Nicodemus apresenta, em um breve vídeo, o local do Areópago e uma placa no local em grego, que reproduz o sermão de Paulo conforme Atos 17:16-34. Após exibir o vídeo, destaque que, mais de dois mil anos depois, o local ainda serve como testemunho do famoso sermão, que teve impacto significativo e continua a influenciar.
DICA TRÊS – PONTOS DE CONTATO COM A CULTURA
Após enfatizar o lugar em que Paulo proferiu sua mensagem contra a idolatria, a ênfase será sobre os pontos de contato (item 3) utilizados pelo apóstolo para com seu público-alvo (Atos 17:18), o que o ajudou a contextualizar a mensagem, ou seja, falar o mais claro possível a Palavra de Deus.
CONTEXTUALIZE: Diante desse ensino da lição, quais pontos de contato existem entre a cultura de seu bairro/cidade com a pregação do evangelho? Você pode distribuir papel e caneta e estimular seus alunos a pensarem sobre a religião, a música, as comidas, a linguagem, as roupas etc. na sua região; depois dessa reflexão, diga que procurem textos bíblicos que ficam mais fáceis de anunciar a palavra a quem não conhecem.
Mostre a eles que, ao transmitir a mensagem—seja no louvor, na pregação, em pequenos grupos ou em qualquer programação—quanto maior a clareza na explicação, com a unção do Espírito Santo, serão compreendidas.
DICA QUATRO – DINÂMICA “EM QUE POSSO AJUDAR”
Utilize uma camisa com a frase “Em que posso te ajudar?” (ou você pode improvisar com uma placa pendurada por um fio, se não tiver uma camisa disponível). Escolha um aluno e peça que vista a peça. Ao explicar o item 1 da seção “Aplicando o Tema”, pergunte à classe: “Quando você vê alguém usando uma camisa com essa frase, qual é o propósito?” Eles responderão que a pessoa está disponível para oferecer orientação. Da mesma forma, os cristãos em uma igreja local devem ser acessíveis e prontos para servir aos não-crentes, ajudando-os a entender o evangelho e auxiliando-os no que for possível.
Texto: APC Jornalismo e Editora Promessa.