Skip to content

Dicas da lição 12 “O segredo da vida”

Para a aula de número 12, a Editora Promessa trás algumas ideias para tornar mais dinâmico o ensino: com dinâmicas de envolvimento dos alunos e ilustrações que ajuda numa explicação mais clara sobre o assunto.

Dica um | Depoimento: idoso fala de juventude

O item 1 “A juventude” trata sobre a consideração de lembrar de Deus nesse período de vida (Ec 12:1).  Nele, é explicado as razões disso e é mostrado que quando se fica mais velho, mas se aproxima do fim da vida.

Comece a dinâmica lendo com seus alunos Eclesiastes 12:1-8 para contextualizar o momento.

Para ilustrar esse conhecimento, convide um idoso a falar como eram seus tempos de juventude e como são os dias da terceira idade. Faça isso por meio de um vídeo gravado, áudio ou texto, ou de acordo com os protocolos sanitários, estejam presentes no templo.

Dicas Dois | Elementos de ensino 

A lição no item dois “A sabedoria” (Ec 12:9-11), usa a imagem de “pregos e vara”, para reforçar a ideia do conteúdo e o teor das palavras do pregador, por isso sugere-se que se leve para sala de aula, pregos e se confeccione um cajado, ajudando na visualização do ensino e explicação do trecho.

Junto a esses elementos de ensino, o professor/professora pode utilizar o que o rei ensina no tópico 3 “O segredo”, levando para aula as tábuas dos Dez Mandamentos, como um reforço  visual para ensinar que o segredo da vida é “temer a Deus e guarda os seus mandamentos”.

Distribua os elementos entre a classe para envolver mais alunos.

Dicas Três | Definindo Eclesiastes

            Após o ensino da lição 12, que trata do último capítulo de Eclesiastes, peça que cada aluno presente defina com uma palavra ou frase, o livro de sabedoria. Ressalte a importância de que ele é uma leitura obrigatória para se entender o segredo da vida. Reforce que a lição 13 vai estudar o livro de Cantares.

Notícias