Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 12 – SOMOS IGREJA: “Ser igreja é… Saber que há uma guerra”


1. A lição 12 tem por objetivo ressaltar que estamos numa guerra espiritual que é constante. Por isso, devemos conhecer o nosso inimigo, nossas armas e a maneira de nos comportamos nessa guerra. Baixe os slides relativos a essa lição, que se encontram no seguinte endereço: http://portaliap.org/slides-licao-somos-igreja/. Outro recurso que vai ajudar são os comentários desta lição, que se encontram disponíveis em: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/301-2013-abr-jun_COMENTARIOS-ADICIONAIS-Ok.pdf. Estes comentários tratam de alguns pontos interessantes, como: “a batalha” e a “armadura de Deus”.
2. Para a introdução desta lição, utilize como exemplos dados de uma guerra, como da 1ª ou da 2ª guerras mundiais. Que países estavam guerreando entre si, quem venceu, quais os motivos da guerra e quais as suas consequências para esses países. Para levantar esses dados, utilize livros didáticos ou sites relacionados ao assunto. Por meio desses exemplos, demonstre que uma guerra é vencida por meio da utilização de estratégias corretas, por meio da preparação do exército e por meio da utilização de armas corretas.
3. No tópico 2, “Conhecendo as armas para a batalha”, você pode trabalhar a questão da armadura espiritual. A armadura que Paulo utiliza como referência, em Efésios, era uma armadura romana. Para entender melhor o que o apóstolo expressa, procure em livros ou na internet figuras de soldados romanos que estão vestidos com a armadura. Conforme você for especificando os itens e qual a utilidade deles para um soldado romano, é importante relacionar com a armadura espiritual de Efésios e sua utilidade para o cristão.
4. Professor, durante o desenvolvimento da lição, você pode utilizar o vídeo do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KpjKjL8i7vM. Nele, o comandante militar do leste demonstra a importância do preparo do exército, no que se refere ao treinamento e à utilização das armas para o combate, por exemplo. Da mesma forma, como participantes do exército de Cristo, devemos estar prontos para a batalha e utilizar as armas que estão registradas em Ef 6: 10 -18.
5. No tópico II, “Para a Igreja viver”, divida a classe em grupos de dois ou três e peça que estes debatam a respeito da importância da oração e da comunhão, no que se refere à guerra espiritual. Peça que os grupos compartilhem suas contribuições. Reforce que a oração e a comunhão são princípios que devem ser colocados em prática por todos os soldados do exército de Cristo.
Que, nessa guerra espiritual em que vivemos, possamos praticar os princípios ensinados pela palavra de Deus, para que sejamos mais do que vitoriosos em Cristo Jesus.

Notícias