Ora vem, Senhor Jesus!
Dicas
Dinâmica: Depois de explicar o item 1 “tenha certeza!”, faça a dinâmica chamada “arrumando a mala”. Você precisará dos seguintes materiais:
- 02 cartolinas;
- 02 pincéis atômicos;
Elaboração:
- Escolha dois alunos, e diga-lhes a seguinte frase: “Vocês ganharam uma viagem para Londres”.
- O seu voo será dentro de uma hora, e vocês terão um minuto para “arrumar a mala”.
- A ideia é que na “mala” representada pela cartolina, se “coloque” (se escreva) os objetos a serem levados.
- Quando se passar um minuto, peça que parem de escrever.
O que pode acontecer: Os alunos perceberão que o tempo concedido é insuficiente; Devido o tempo, se conseguiu apenas escrever aquilo que era mais necessário; Os alunos podem recusar arrumar a mala pelo pouco tempo e não conseguir pensar em nada.
Moral da história: Já que a volta de Jesus é certa, devemos estar de “malas prontas”; É impossível levar tudo que se precisa perto da hora da viagem; Aplique falando sobre a importância de ter a fé em Jesus e estar vivendo em santidade, de acordo com essa fé em Cristo (Mala pronta).
(adaptado do site: Eu vou para a EBD: http://euvoupraebd.blogspot.com.br/2014/06/dinamica-da-licao-12-o-discipulo-e.html#.Vng5w_krKM9>).
Comentários Adicionais
- Venho em breve!:
“(…) a proximidade da parúsia [segunda vinda de Jesus], afirmada por todo o NT serve de base para o chamado ao compromisso ético. Visto que Cristo está voltando em breve, é melhor que estejamos sempre prontos, para que ele não nos encontre despreparados como as dez virgens (Mt 25.1-13) ou como o servo que desperdiçou seu talento (Mt 25.14-30).” (OSBORNE, Grant R. Apocalipse: comentário exegético. Tradução: Robinson Malkomes e Tiago Abdalla T. Neto. São Paulo: Vida Nova, p.881). - Vinda sem data:
“A palavra “sem demora”, “cedo” (IBB) ou “logo” (BLH) mostra como a comunidade cristã deve viver sempre na expectativa da vinda iminente do Senhor. Ninguém sabe o dia ou hora (Mt 24:36), e ninguém pode estipular datas ou calcular a época da sua vinda; cada geração tem de estar desperta, como se a vinda de Cristo estivesse às portas (Mt 24:42-44).” (LADD, George Eldon. Apocalipse: introdução e comentário. Tradução de Hans Udo Fuchs. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, p.216). - Evidências da salvação:
“[Ap] 22:14 Esse versículo pode ser traduzido de duas maneiras: ‘Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos’ ou ‘Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras’. Nenhuma das traduções ensina salvação por obras; antes, asd obras são fruto e prova da salvação. Somente os cristãos verdadeiros têm acesso à árvore da vida e à cidade eterna”. (MACDONALD, William. Comentário bíblico popular: Novo Testamento. Tradução de Alfred Poland et al. São Paulo: Mundo Cristão, 2008, p.1018). - O Noivo está chegando:
“Na grande tribulação, os dias podem ser difíceis e escuros; o rosto pode estar molhado de lágrimas, mas ainda não é fim. Dias melhores virão! Alegre-se, o Noivo está chegando! Enquanto esse dia glorioso não chega, a igreja espera: O Espírito e a noiva dizem: Vem! (Ap 22:17). É assim que o livro do Apocalipse termina, com a igreja aguardando, cheia de esperança, desejosa e confiante. Ela se apega à promessa de que seu poderoso Noivo está chegando em breve, e isso a motiva a passar por todo sofrimento, dizendo: Amém. Vem, Senhor Jesus!” (ROCHA, Alan (org.). O Apocalipse: escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir. São Paulo: GEVC, 2014, p.170).