Skip to content

Dicas da lição 14 – O dia do Senhor

Verifique as Dicas para a última aula da Escola Bíblica no ano: com a sugestão de duas dinâmicas, um louvor para ser cantado e a Frase da Lição. 

Dica 1 – Dinâmica “Expectativas para o novo ano”

No início de sua aula, distribua entre seus alunos uma folha de papel e lápis/caneta, e na parte da introdução, peça que eles dividem a folha ao meio, no lado esquerdo escrevam “Minhas expectativas 2023”, e no lado direto “Certezas das Escrituras (futuro)”

Após o preenchimento de pelo menos 4 expectativas, à medida que for explicando os tópicos do estudo, diga que anotem as expressões-chave de cada item explicativo: Item 1: “Governo justo”; Item 2: “Nação restaurada; Item 3: “Mudança de tempo”; Item 4: “Novo Céu e Nova Terra”. Ao final, peça que os alunos façam um contraste (leia os dois) entre suas expectativas e as certezas da Bíblia e o quanto aquelas (expectativas pessoais) precisam se encontrar com estas (certezas das Escrituras). 

Observação: professor e professora, caso ache melhor, pode fazer a dinâmica em um quadro, dividindo-o ao meio e coletando as expectativas dos alunos e as certezas bíblicas. 

 

Dicas 2 – Dinâmica “Caixa de Expectativas”

Para a parte aplicativa da lição, faça a dinâmica: “caixa de expectativas”. Você vai precisar de uma pequena caixa, tira de papéis e lápis ou caneta; em seguida, distribua as tiras de papel e caneta ou lápis e pergunte: “quais seus desejos para 2023”. 

Deixe uns minutos para que pensem e anotem até dois desejos. Depois, diga que depositem os papéis dobrados na caixa; a seguir, abra a caixa e diga: “agora, vamos ver quais os bons desejos que mais dominam a mente de vocês para o ano novo”. Depois de identificá-los, reforce o Desafio Semanal: “Neste último dia do ano, seu desafio será pensar o quanto você tem desejado o retorno de Jesus”. Convide a classe para orar por aqueles desejos pessoais e pedir nesse clamor “Maranata! Vem Senhor Jesus”

 

Dicas 3 – Louvor “Maranata”

Sugerimos que ao final de sua aula, você cante com sua classe o louvor “Maranta”, que reforça o desejo pela segunda vinda de Jesus Cristo. Se desejar, grave um pequeno vídeo, com sua classe, e cante o coro da música: Só em Ti confiarei | Eu nada temerei | Em frente eu irei | Pois eu sei que vivo estás! | E um dia voltará | Do céu pra nós buscar | Pra sempre reinará, aleluia!”; marque no stories do Instagram a Editora Promessa, para que essa mensagem chegue mais longe. Use a hashtag #ODeusDasAlianças. 

 

Adquira a nova série de Lições Bíblicas. Clique no banner.

 

Dica 4 – Frase da Lição 

A Frase da Lição sintetiza o conteúdo para que a classe se lembre do que foi ensinado. O professor/professora deve compartilhar a imagem, imprimi-la e/ou distribuir aos alunos e alunas, ou colocá-la nos slides. Pode ser citada também ao final da lição e postada nas redes sociais com a #ODeusDasAlianças. 

Neste estudo, destacamos a seguinte frase: “No dia de sua volta, Cristo salvará os que nele esperam (Hb 9:28)”. Baixe a seguir a imagem:

Dicas 4 – Programa Escola Bíblica Especial

Aprofunde seu conhecimento para a aula, assistindo o Programa Escola Bíblica Especial, na TV Viva Promessa. O programa traz um debate sobre a lição da semana. Ele é exibido às quartas-feiras, às 20h. A seguir, veja o último programa:

 

Por: Editora Promessa.

Notícias