Veja como abordar o assunto do aborto na aula de sábado num formato de aula diferente, com: vídeo que indica a gestação, um depoimento sugerido, as palavras-chave e destaques importantes.
Dica 1 | Vídeo “gestação semana a semana” e/ou depoimento de gestante
Compartilhe com sua classe, o vídeo “gestação semana a semana”. Nele há a explicação da gravidez com esclarecimentos importantes, que ajudam a ambientar o assunto da lição 02. O vídeo detalha todo o período da gravidez.
Acesse o link aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mY9OF98gJEI;
Se houver uma grávida na igreja, convide-a para falar sobre a gestação e ler o Salmo 139:13-16.
Para uma melhor aplicação: professor, aplique o vídeo como abertura ou antes de fazer a aplicação dos três primeiros itens da lição; se não houver datashow convide uma gestantes e/ou outras mães para falar sobre sua gravidez.
Dicas 2 | Palavras-chave
Confira as palavras-chave da lição que ajudam a aprofundar o assunto e ensinar de forma mais clara o estudo. Lendo essas expressões na aula, não há necessidade de ler toda a lição na hora.
- ABORTO: A palavra “aborto” vem do latim ab (privação) e ortus (nascimento), ou seja, privação do nascimento.
- GOLEM: No Sl 139:16, a palavra golem, traduzida como “substância”, é utilizada para descrever uma pessoa no ventre materno antes do feto estar fisicamente “formado” numa miniatura de ser humano.
- BREPHOS: Brephos é uma expressão aplicada para uma criança que vai nascer (Lc 1:41,44); bebês recém-nascidos (Lc 2:12,16; 1 Pe 2:2); aos pequeninos abençoados por Jesus (Lc 18:15).
- “ME FEZ”: A expressão “me fez” presente em vários textos bíblicos reforça a convicção que Deus se comunica com o feto (Jó 10:8,11; 31:15; Ec 11:5; Sl 119:73; 71:6; 22:9-10).
Dicas 3: Destaque: Questões práticas
A lição além da visão/bíblica teológica, traz implicações legais (jurídicas). Por isso, deve ser destacada para servir ao conhecimento de todos e debatido à luz das escrituras.
“De acordo com o Código Penal do Brasil (art. 128) não há crime de aborto em três situações: risco à vida da mãe, estupro e anencefalia. Contudo, existem iniciativas para que o aborto seja descriminalizado em solo brasileiro, como já o foi em outros países do mundo. Inclusive, via projeto de lei que muda o código penal para que o aborto deixe de ser crime se ocorrer por vontade da gestante até o limite da 12º semana de gestação, se um médico ou psicólogo atestar que ela não possui condições psicológicas para arcar com a maternidade.” (p. 16-17).
Para uma melhor aplicação: O destaque acima, da parte “A questão atual”, pode ser usada junto à explicação do item 4.
Dicas 4: Formato de aula “painel”
Para que a aula de um tema tão difícil seja mais dinâmica, esclareça e tenha participação dos alunos, sugerimos que o professor monte um painel sobre o assunto. Nele, dois convidados esclarecem o que a lição aborda. O professor ou outra pessoa escolhida, deve mediar a conversa, além de trazer questões da classe. Abaixo a sugestão de programa para o painel.
- Apresentador (professor e/ou convidado)
- Convidados (2), se houver profissionais de saúde, que entendem do assunto e/ou pessoas da área jurídica, podem ser convidados.
Programa do painel:
- Boas-vindas
Bloco 1:
- Apresentação dos convidados
- Vídeo “gestação semana a semana”
- Comentários dos convidados com participação dos alunos
Bloco 2:
- Apresentador lê as palavras-chave (Dicas 2) com explicação dos convidados
- Se houver algum depoimento de grávida, convidá-la a falar para ilustrar a lição e enfatizar a formação da vida
- Questões práticas: código penal e decisões éticas (dicas 3 e item 4 da lição) com participação dos alunos
Bloco 3:
- Abordar com os convidados os itens aplicativos, sobre a prerrogativa de Deus sobre a vida e as consequências do aborto
- Considerações finais dos convidados.
Por: Editora Promessa