Sejam engajados
Dicas
- Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 02, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2018/12/LB326_02.mp3
- Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
- Slides da lição: Baixe o slide da lição 02, acessando o link: http://portaliap.org/licoes-biblicas-326/ e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Recursos visuais: Seguem os links de algumas informações e mapa sobre a antiga Tessalônica (localizada na antiga Macedônia), local onde residia a igreja que recebeu a primeira carta do apóstolo Paulo. Se for de sua preferência, poderá utilizar o mapa para mostrar à classe a localização geográfica da cidade:
- http://mauricioberwaldoficial.blogspot.com/2016/03/geografia-biblica-macedonia.html
- http://galeriabiblica.blogspot.com/2013/07/tessalonica-cidade-e-primeira-epistola.html
Vídeo: Na introdução use o vídeo denominado “Desigrejados”, que trata sobre a questão dos cristãos que optam por não congregar numa igreja e sobre a importância de o crente ser engajado. Você pode usar o vídeo do minuto: 0:53 a 7:58. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=UbBu2CdFqxg
Dinâmica
O item 1 e a questão de número tratam do engajamento da igreja através de três grandes virtudes: Fé, Esperança e Amor. Usando a criatividade providencie cartolinas e desenhe essas três palavras (FÉ, ESPERANÇA E AMOR), uma em cada cartolina ou material de sua preferência; deixe-as desde o começo da aula em local visível a todos de sua classe. Ao mencionar a pergunta, escolha, no mínimo, uma pessoa para cada valor dos três, e assim faça a pergunta: “Você já experimentou uma situação no trabalho, em casa ou na rua em que você precisou usar do recurso da fé (pra outra pessoa substitua por esperança e outra amor)? Compartilhe”. Se preferir, combine essa parte com três alunos antecipadamente para que tenham tempo de pensar a respeito.