Skip to content

Dicas da Lição 3 – O avanço do Evangelho

Confira os recursos para dinamizar sua aula de sábado: duas dinâmicas e perguntas-chave. 

 

Dicas 1 Dinâmica “Mude seu olhar”

(para introdução)

Utilize no início de sua aula, uma lupa, binóculo ou óculos para abordar, como a visão bíblica coloca o sofrimento em outro lugar. Chame um aluno, e diga que sem a lente, o olhar é um, com a lente, ele é outro. Se preferir, utilize um texto ou objeto pequeno, para aumentá-lo quando olhar com a lente. 

Após fazer este pequeno exercício, cite o trecho da introdução da lição: “(…) As situações de nossas vidas não são fatos brutos, elas precisam ser entendidas sob certa ótica. Paulo apresenta, então, o modo como enxergava aquele momento difícil, (…), sob a ótica do evangelho”. 

 

Dicas  2 Dinâmica “Olhar de Deus”

(Para o item 1)

Outro exemplo que pode ser dado, no campo da cosmovisão cristã, é a dinâmica do tapete ou bordado, “olhar de Deus”. Comece a dinâmica, mostrando o lado do avesso para todos os alunos. Ao primeiro olhar, o que foi bordado ou costurado, não parece com sentido. Após isso, passe de novo por todos os alunos e explique que agora todos vão ver o bordado ou o tapete, pelo lado certo. 

Depois que todos verem, pontue: Deus está trabalhando em nós, sua obra muitas vezes parece não fazer sentido, mas ele está agindo, e no momento certo, todos entenderemos o que está fazendo em nós… é assim que Paulo enxergava sua prisão, com a visão de Deus. Conclua: precisamos ter o olhar de Deus!

 

Dicas 3 Pergunta-chave

(Para o item 2)

Para dinamizar a explicação do item 2 “O evangelho entre os crentes”, comece com a pergunta, presente no desafio semanal: “Quantos cristãos hospitalizados pregam até em seus leitos?”. Use essa questão, para estimular a classe a contar casos pessoais, que em meio a situações difíceis, usaram para falar do evangelho. 

Após isso, cite o versículo que está no tópico em estudo: E, por causa de minha prisão, a maioria dos irmãos daqui se tornou mais confiante no Senhor e anuncia a mensagem de Deus com determinação e sem temor (Fp 1:14 – NVT). Diante disso, aponte a razão do encorajamento que os cristãos de Roma receberam e que Paulo exemplificou aos Filipenses. 

 

Dicas 4 – Perguntas-chave

Para ajudar no esclarecimento do porque o evangelho se espalhou, mesmo com o apóstolo preso, questione seus alunos: Pergunta 1: “Como o evangelho cresceu com Paulo preso, numa época em que não existiam meios de comunicação em massa, como rádio ou TV, e nem celulares e redes sociais?”. Pergunta 2, “Qual o impacto da prisão de Paulo no impulso evangelístico dos cristãos?”. 

Lembre-se: o tópico 1 trabalha com a ideia, de que Paulo evangelizou a guarda pretoriana e o tópico 2, diz que a prisão do apóstolo motivou os cristãos na pregação. 

 

Dicas 5 – Materiais Escola Bíblica

Utilize os recursos da área da Escola Bíblica, no Promessistas.org, nele você encontra os podcasts (lições em áudio), os slides dos estudos e as imagens para ser compartilhadas: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb339/ 

 

Por: Editora Promessa.