DICA UM | ILUSTRAÇÃO – BARCO A VELAS
O conteúdo do item 1 fala sobre a inspiração das Escrituras. Para ajudar a elucidar o tópico, utilize a imagem de um barco a velas, seja em forma de objeto ou imagem, para explicar o sentido da palavra “inspirados”. Como explica o conteúdo da lição, “inspirados” é a tradução de um termo grego que significa “movidos” e mostra como o Espírito Santo orientou os autores bíblicos em seus relatos.
Como fazer: enquanto você explica para seus alunos o significado da expressão, mostre o barco para eles, e diga que este significa os autores bíblicos; enquanto o “vento” seria a condução de Deus sobre os relatos. Enfatize que assim como o vento não tira o barco do mar, ou o livra de uma tempestade, por exemplo, a inspiração do Espírito não tirou os autores de sua realidade contextual e intelectual, conquanto dirigi-os no registro da verdade definitiva de Deus;
Ressalte as palavras chaves do tópico: inspiração plenária, dinâmica, verbal e sobrenatural.
DICA DOIS | VÍDEO “O CÂNON DAS ESCRITURAS”
Para explicar de forma mais dinâmica o item 2 da lição “A Bíblia é confiável em sua autoridade”, a Editora Promessa preparou um pequeno vídeo que mostra quais os critérios utilizados para a canonicidade da Palavra de Deus, que chegaram nos 66 livros das Escrituras. Compartilhe com seus alunos o vídeo, previamente ou na hora do estudo. Peça que destacam o que aprenderam sobre o tema mostrado. Acesse o vídeo no fim das dicas.
DICA TRÊS | PESQUISA SOBRE EVIDÊNCAS BÍBLICAS
Aproveite os meios tecnológicos e peça que sua classe faça uma pesquisa sobre achados arqueológicos que comprovam a veracidade dos episódios bíblicos; diga à eles que tragam a pesquisa na hora da aula e exponham em rápidas palavras e/ou imagens o que encontraram; mostre também o que o tópico 3 traz sobre outras evidências.