Skip to content

Dicas da Lição 4 “Ao chegar o dia de Pentecostes”

Confira 4 dicas para você aplicar na aula da Escola Bíblica do sábado: Materiais ilustrativos, 2 vídeos sugestivos e a dinâmica “Qual Pedro você é?”. 

Dica 1 | Materiais ilustrativos

Segundo o estudo deste sábado, o Pentecostes ocorria 50 dias depois da Páscoa e era uma festa que acontecia no final da colheita de grãos, onde ofertas voluntárias eram levadas a Jerusalém. Para ilustrar o momento do estudo, o professor pode levar feixes de trigo, espigas de milho, porções de arroz e feijão… tudo isso para mostrar que o Pentecostes celebrava a provisão de Deus que ajudava economicamente os judeus e o quanto isso deveria ser celebrado. 

Dicas 2 | Vídeo para o item 5 “Pentecostes é festa da simplicidade”

No item 5 há uma explicação sobre a simplicidade e desprezo que os demais habitantes de Israel, tinham pelos galileus, fato este que repercutiu no dia de Pentecostes, pelo fato de serem considerados misturados, menos educados e a admiração de falarem em outras línguas. Veja a explicação histórica desse episódio, que o ajudará na compreensão. Se desejar, compartilhe com seus alunos: 

Dicas 3 | Vídeo ilustrativo sobre “O Dia de Pentecostes”

O vídeo “O dia de Pentecostes: Atos 1–7 – Bible Project Português”, ilustra o que aconteceu neste dia em Jerusalém com os 120 discípulos. O vídeo tem 5min59s, mas a parte mais importante da explicação vai até 3min5s. Mostre em aula para seus alunos. Veja aqui: 

Dica 4 | Dinâmica “Qual Pedro você é?”

Uma das grandes obras que ocorreu no dia de Pentecostes, devido à descida do Espírito, foi a transformação de Pedro. Ele, de fato, mudou “da água para o vinho”. Para dinamizar sua aula e ajudar na aplicação 2, realize a dinâmica “Qual Pedro você é?”. 

Material: Baixe as imagens de emojis, logo após o texto, que ilustram quem era Pedro “Antes do Pentecostes” (frio) e o Pedro “Após Pentecostes” (quente). Contraste os dois: o primeiro: covarde, impulsivo e não entendia o Evangelho; o segundo: conhecia Jesus, pregava sobre Ele sem medo e entendia as Escrituras; Recorte cada emoji em seu formato, cole-os em um espeto ou ponha um fio para, se quiser, usar como máscaras; peça a ajuda de dois alunos. 

Explicação: O Espírito em nós, modifica a vida, tira o medo de proclamar a Jesus e nos faz testemunhas da verdade. E diante do que aprendeu, qual Pedro você é? Enfatize, que é possível mudar, a partir de uma transformação realizada pelo Espírito. 

Por: Editora Promessa.

Notícias