Skip to content

Dicas da Lição 4 – O Deus da aliança é justo!

Confira como dinamizar sua aula da Escola Bíblica, no sábado, 28.01: com recursos visuais, um vídeo e uma pergunta-chave. 

DICA UM – Recursos visuais: Na lição 4, que aborda Jeremias dos capítulos 11 ao 14, há várias imagens que são possíveis de ser usadas para ajudar na visualização do conteúdo da aula, e portanto, deixá-la mais dinâmica.  

A. Martelo de juiz e balança: Conhecido também como malhete, o martelo de madeira, usado nas audiências de juiz, é símbolo de juízo e justiça, cuja imagem auxilia no ensino da lição, bem como a imagem da balança. Caso você não consiga estes símbolos de maneira física, faça o download das imagens abaixo, e mostre a seus alunos. 

 

B. Cinto e Jarra: No item 4, outro recurso visual proposto pela própria narrativa profética, é o cinto podre e a jarra com vinho, por isso, sugerimos que o professor leve a sala de aula um cinto e uma jarra com suco de uva, e explique os sermões práticos dados pelo Senhor a Jeremias. 

 

DICAS DOIS – Vídeo “Corrida de cavalos”

Quando explicar o item 3, Queixa de um profeta em crise, exiba o vídeo sobre corrida de cavalos, e peça para sua classe comentá-la. Após a opinião de alguns sobre o tema, leve o assunto para o que Deus falou a Jeremias, sobre seus tempos difíceis: volte o vídeo e peça que imaginem alguém disputando a pé aquela competição. Embora a Bíblia não esteja falando propriamente de uma corrida, vale a lição dos desafios a serem vencidos pelo profeta em seu ministério. Assista o vídeo aqui: 

 

DICA 3 – Pergunta-chave

A última pergunta da lição deve ser feita para participação dos alunos. Ela questiona o seguinte: Você já se sentiu corrigido por Deus? Gostaria de compartilhar?. Antes de responderem, explique que o Pai celestial tem várias formas de disciplinar, que não somente através da disciplina eclesiástica. Ressalte a importância dessa percepção, pois Deus corrige a quem ama. 

Por: Editora Promessa.  

Notícias