Skip to content

Dicas da lição 4 – “Os gêneros na Bíblia”

Os gêneros na Bíblia

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

Dicas

  • Na parte introdutória da lição:
    Passe o vídeo do pastor Augustus Nicodemus explicando sobre a questão sociológica da Ideologia de gênero.
    Baixe em https://www.youtube.com/watch?v=cQMjpX9Rgx8
    E cuide para não passar do minuto 2:45’ porque o restante é apenas propaganda.
  • Imagem: Portal Guiame
  • No 2º tópico: O propósito dos gêneros
    Apresente esta imagem explicando sobre o modelo de relacionamento completo descrito por Deus em sua palavra.

  • No terceiro tópico: A ideologia de gênero
    Expliquea confusão da ideologia de gênero mostrando esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Al0c8HPPNOY, onde um Deputado alemão ironiza essa ideologia. Se não há sexo e a ideologia de gênero esta ligada na forma como cada pessoa expressar sua sexualidade, então não há limites para nenhum gênero. Após isso leve seus alunos a pensarem na perfeição Divina ao nos criar: homem e mulher.
  • Concluindo a lição:
    Finalize com esse vídeo curto e simples da CNN combatendo a ideologia de gênero encontrado em https://youtu.be/moVZY5ht7Fo.


 

Comentários Adicionais

    1. Existência dependente:
      “O ser humano não está sozinho. Sua existência baseia-se na de- pendência de outra pessoa. Aqui a expressão hebraica para ‘homem e mulher’ não ‘isch e i’achar, mas sachar e nekebah, ‘macho e fêmea’. O primeiro para ressaltar a ideia de casal, o segundo destaca a diferença sexual. A dupla sexualidade é parte integrante da criação do ser huma- no.” (BRÄUMER, Hansjörg. Comentário Esperança: Gênesis 1. Tradução de Doris Körber. Curitiba: Esperança, 2016, p.49).
    2. Iguais e diferentes:
      “O homem e a mulher são iguais em valor e posição diante de Deus. Essa igualdade ca mais clara no Novo Testamento. Jesus reuniu em tor- no de si homens e mulheres e envolveu ambos no seu ministério. O após- tolo Paulo declarou que em Cristo ‘não há homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus’ (Gl 3.28). O apóstolo Pedro a rma aos maridos que as mulheres são ‘herdeiras convosco da graça da vida’ (1Pe 3.7).” (SEVERA, Zacarias de Aguiar. Manual de Teologia Sistemática. Curitiba: AD Santos, 2014, p.134).
    3. Associa pediátrica americana contra a ideologia de gênero:
      “Uma das associações médicas de pediatria mais in uentes dos Esta- dos Unidos publicou uma dura nota contra a teoria de gênero – também chamada de ideologia de gênero – como fundamento de políticas públi- cas. A declaração do American College of Pediatricians alerta educadores e parlamentares para que rejeitem qualquer medida que condicione as crianças a aceitarem como normal ‘uma vida que personi que química e cirurgicamente o sexo oposto’. A nota do grupo médico a rma, enfati- camente que ‘os fatos, não a ideologia, é que determinam a realidade’. [Leia completo no link ao lado]. (Associação de pediatria dos EUA decla- ra-se formalmente contra a ideologia de gênero. Disponível em: http://www.semprefamilia.com.br/associacao-de-pediatria-dos-estados-unidos-declara-se-formalmente-contra-a-ideologia-de-genero/. Acesso em: 12 de setembro de 2017).
    4. Parceiro e parceira:
      “Deus nos criou seres sociais. Uma vez que ele é amor e que nos criou à sua imagem, ele nos deu uma capacidade de amarmos e sermos amados. Ele planejou que vivêssemos em comunidade, e não em solidão. Em par- ticular, Deus continua: ‘Farei para ele alguém que o auxilie e lhe corres- ponda’. Além disso, essa ‘auxiliadora’ ou companhia, que Deus declarou ser ‘idônea’ (…), deveria ser também sua parceira sexual, com a qual ele se tornaria ‘uma só carne’, de tal maneira que ambos pudessem, a par- tir daquele momento, consumar seu amor e procriar.” (STOTT, John. Os cristãos e os desa os contemporâneos. Tradução: Meire Portes Santos. Viçosa: Ultimato, 2014, p.479).
    5. A a rmação da heterossexualidade:
      “Essa distinção entre o homem e a mulher é de fundamental importân- cia. Daí ter sido mencionada no texto que narra a criação do ser humano. É também a base a reprovação de Deus ao homossexualismo, pois, se Ele quisesse que o homem e a mulher mantivessem relações homossexuais, teria, decerto, feito – de modo simultâneo – um casal de homens e outro de mulheres.” (GILBERTO, Antonio (ed.). et al. Teologia Sistemática Pen- tecostal. 2 ed. Rio de Janeiro: 2008, p.259).

Notícias