Skip to content

DICAS DA LIÇÃO 7 – Ai dos que se rebelam!

Venha conferir as dicas com dinâmicas e recursos visuais da lição da semana. 

 

O profeta Isaías apresenta diversos recursos visuais nos capítulos 28 ao 33. São várias ilustrações que ajudam a mostrar o juízo de Deus, facilitando a compreensão da profecia por qualquer pessoa em contato com a mensagem. A seguir, apresentamos alguns recursos tirados desse trecho:

 

DICA UM – COROA DE FLORES PISADA (Is 28:3) ( Item 1)

Para falar do orgulho de Samaria, a capital do Reino do Norte, o Senhor denuncia a soberba da nação. Ele usa o símbolo de uma coroa e flor, por isso sugerimos a confecção de uma coroa com flores daquelas que se colocam sobre a cabeça. Combine com uma aluna para que entre com a coroa na cabeça na hora da explicação. 

Quando a aluna se aproximar do professor, ele deve tirar a coroa e pisar nela. Após o ato, ele deve perguntar o que aquilo representa em Isaías. Depois das respostas, dê a explicação: em vez do orgulho humano (representado na coroa), eles deveriam ter o Senhor como sua coroa.

 

DINÂMICA – BUQUÊ MURCHO (Is 28:4)

O outro símbolo sobre as consequências do orgulho de Samaria é a flor murcha. Sugerimos uma rápida dinâmica para falar sobre o assunto. Leve para a aula um buquê de flores murchas. Na hora da explicação, diga o seguinte: “Tenho um presente para dar para alguém que queira, ou queira dar para sua esposa ou namorada: este buquê.” 

Quando a pessoa se manifestar, entregue a ela de forma que não identifique as flores murchas. Depois, ao reparar, é provável que sinta estranheza. Explique então que assim seria Samaria por seu orgulho, e que por isso, não devemos ser orgulhosos e insensatos, mas acreditar confiar no Senhor.

DICA DOIS – DINÂMICA ALUNOS VENDADOS (item 1)

O item 1 fala que o povo de Jerusalém não sabia praticar a verdadeira adoração (Is 29:13). Por prestar um culto sem consciência e se orgulhar devido ao templo, mas tentar esconder seus planos do Senhor, o povo seria julgado. 

Sugerimos a “dinâmica aluno vendado”: tape a visão de um aluno com um tecido e peça que ele leia um trecho da Bíblia. Diga para ler o Salmo 115:9-11. A tarefa não será possível, apenas se lembrar do que está escrito. Caso contrário, peça que outro aluno chegue perto, distorça o texto e diga no ouvido da pessoa para que ela fale. Depois, tire a venda e peça que a pessoa finalmente diga o que está escrito. 

Conclusão: quando cultuamos sem entender, saber, ou compreender, adoramos de forma errada. Quando ouvimos a verdadeira profecia, vinda das Escrituras, adoramos corretamente. Era isso que faltava aos habitantes de Jerusalém na época de Isaías.

 

DICA TRÊS – PENEIRA (Is 30:28) (itens 2 e 3)

O item 2 e 3 fala sobre o Egito como uma falsa força de proteção para Judá e da Assíria como potência destruidora, mas que em breve, também seria derrotada. Sugerimos que o professor leve uma peneira ou coador para a sala, uma bacia e farinha de mandioca ou trigo. Na hora da explicação, comece a coar os alimentos e diga que assim Deus faria com aquelas nações, diante de sua soberba.

 

Por: Editora Promessa e APC Jornalismo. 

ASSISTA NA TV: 

Notícias