Skip to content

Dicas da lição 7 – “Preparados para a jornada”

Preparados para a jornada

  • Clique AQUI para acessar os slides da lição.
  • Para ouvir o podcast desta lição, clique AQUI.

 

Dicas

01. Dinâmica: Para iniciar a lição aplique a seguinte dinâmica:
– Leve uma mala pequena ou mochila; além de papel sulfite e canetas e/ou lápis.
– Distribua sulfites e canetas e/ou lápis, para verificar (anotarem) quais objetos as pessoas levariam na mala ou mochila para uma viagem. Depois peça, que coloquem na mala ou mochila, e falando sobre a lista, identifiquem dizendo: “por que era importante levar tais coisas?”.
– Mostrando em uma folha de papel anotada, ou em um slide projetado, ou numa lousa ou quadro branco, o tema das 6 primeiras lições, que falaram do livro de levítico e que dão as orientações de como seguir naquela viagem.
– A partir de então, com base nos dois tópicos da lição, fale sobre o preparo da jornada, como nos conta o inicio do livro de Números. Você poderá imprimir o quadro abaixo, mostrar como foi o preparo dos israelitas e ir colocando os itens na bolsa de viagem.


Observação: Você pode utilizar a bolsa de viagem durante toda aula, para dinamizar o conteúdo. Também, poderá colocar este quadro na mala ou mochila, separando cada item, e passar para que seus alunos e alunas vão abrindo a bolsa e possam ler os textos e comentar o assunto.
02. Vídeo: Para a parte aplicativa da lição, mostre o vídeo: “DEVEMOS PEDIR ORIENTAÇÃO A DEUS?”, de 1min e 19s. Nele, alguns versículos bíblicos, mostram a importância de pedir e seguir as orientações de Deus. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jJ54szEbygE
 

Comentários Adicionais

    1. Recenseamento
      “O recenseamento do povo ([Nm] 1:1-19). Moisés e Arão recebem instruções para fazer um recenseamento de todos os homens capazes, de mais de vinte anos de idade (2-3). Um homem de cada tribo é nomeado para computar os números de seu grupo (4-16). Para enfatizar o cuidado com esta ordem foi executada, alguns dos detalhes são mencionados uma segunda vez nos versículos 17-19.” (WENHAN, Gordon J. Números: introdução e comentário. Tradução: Adiel Almeida de Oliveira. São Paulo: Vida Nova e Mundo Cristão, 1985, p. 60).
    2. Os levitas
      “Os três filhos de Levi eram Gérson, Coate e Merari (Gn 46:11). Moisés e Arão eram descendentes de Coate (Nm 3:14-24), e Arão foi o primeiro sumo sacerdote. Somente os fi lhos de Arão podiam ministrar no altar (vv. 1-4), e os levitas assistiam os sacerdotes em seu ministérios. Sob supervisão do sumo sacerdote, os levitas desmontavam o tabernáculo quando o acampamento se mudava, carregavam as várias partes do tabernáculo, sua mobília e utensílios e, depois, erguiam o tabernáculo no novo local de acampamento.” (WIERSBE, Warren. W. Comentário bíblico expositivo: Antigo Testamento. Vol. 1. Pentateuco. Tradução: Susana E. Klassen. Santo André: Geográfica editora, 2006, p.412).
    3. Dispensados do serviço militar
      “Em função de seu ministério essencial como assistentes dos sacerdotes, os levitas foram dispensados do serviço militar. O tabernáculo era a estrutura mais importante de todo acampamento, e somente os levitas podiam cuidar dele. Assim, não foram contados no censo militar.” (Idem).
    4. Impurezas
      “Nem toda impureza podia ser evitada, e muitas vezes era causada por algo que de modo algum poderia ser considerado pecado. Havia diversas categorias de impureza que não podiam ser facilmente evitadas, inclusive as impurezas sexuais e aquelas relacionadas a doenças e ao contato com pessoas ou animais mortos. Apesar de ser mais uma questão formal do que ética, o ambiente sagrado precisava ser protegido de tudo que fosse inadequado.” (WALTON, John H. et al. Comentário bíblico Atos: Antigo Testamento. Tradução: Noemi Valéria Altoé. Belo Horizonte: Atos, 2003, p.148).
    5. Os cabelos
      “O cabelo era dedicado ao Senhor enquanto estivesse na cabeça ([Nm 6] v.9), não quando fosse cortado. Nos homens, o cabelo tinha um valor simbólico: era sinal de masculinidade ou virilidade (ver 2 Sm 10.4). As mulheres arrumavam e adornavam cuidadosamente os cabelos como sinal de beleza.” (Idem).

Notícias