Skip to content

Dicas da Lição 9 – Como posso lidar com a cultura?

As dicas das Lições Bíblicas ajudam na dinamização e interatividade de suas aulas. Confira as dicas para a Escola Bíblica, do próximo sábado (27): Dinâmica ‘caixa de cultura, conceito sobre o assunto e o mapa mental – a igreja e a cultura. 

Dica 1 – Dinâmica ‘caixa de cultura’

Leve uma caixa de papelão embalada, escrita ‘caixa de cultura’, e peça, antecipadamente, que seus alunos e alunas levem de casa, algo que para eles mostra uma influência cultural sobre suas vidas, seja relacionada ao lugares, ligado a moda, ao esporte, a música, a arte e etc… 

Ao chegar em sala, diga que depositem o objeto na caixa e quando todos acabarem de fazer isso, fale: “Agora, vamos retirar os objetos, identificar os donos e perguntar a influência cultural deles sobre você.” A ideia é mostrar que a soma das com os objetos, como eles são resultados de influências da cultura. 

Por fim, lembre-os que a lição que lembrar, que a cultura é diversa, tem coisas boas e más, por isso, é necessário refletir sobre esse tema tão importante. Lembrando: esta dinâmica pode ser realizada na introdução da lição ou no item 1. 

 

Dicas 2 – Conceito de cultura

Antes de apresentar o conceito de cultura trazido pela lição, o professor pode perguntar em classe, qual o conceito que cada um tem sobre o assunto. Se conseguir, é bom ter um quadro ou cartaz para anotar as respostas e ao final sintetizar tudo que a classe disse. Depois que os alunos se expressarem, traga o conceito presente na lição, no item 1. 

 

Mapa mental – A igreja e a cultura

Para ajudar na explicação do item 2. sugerimos o mapa mental “a igreja e a cultura”. Nele, há a explicação de três modelos dessa relação: “A igreja contracultura, a igreja da cultura e a igreja transformadora da cultura”. O mapa mental ajuda na fixação do conteúdo, numa explicação mais fácil e pode ser compartilhado no WhatsApp, exibido no Datashow e impresso. A seguir, veja a imagem. 

Baixe os slides e materiais de divulgação em: https://promessistas.org/licoes-biblicas/lb340/

Por: Editora Promessa.