Skip to content

Dicas da lição 9 – "Deus cumpre promessas"

Recurso pré-aula: Para facilitar a familiarização com o estudo, utilize o podcast da lição 09, acessando o link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2019/03/LB327_09.mp3
Abertura: Antes de iniciar a sua aula, lembre-se que o estudo da Bíblia é uma atividade não apenas intelectual, mas, sobretudo, espiritual. Portanto, convoque a classe a orar em favor do estudo.
Slides da lição: Baixe o slide da lição 09, acessando o link: http://backup.portaliap.org/licoes-biblicas/licao-biblica-327/  e utilize-o no desenvolvimento da sua aula.
Dinâmica: Tempo[1]
Material: Pedaços pequenos de papel, canetas e/ou Lápis, cronômetro (pode ser um celular com cronômetro)
Tempo médio: de 5 a 8 minutos. Prepare com antecedência pedaços de papel e canetas ou lápis. Deixe uma equipe preparada para entregar os papeis e lápis para os alunos. O material pode ser entregue conforme os alunos forem chegando na Escola Bíblica. Informe-os que os itens entregues serão usados durante o estudo da lição bíblica.  Já que a dinâmica tem a ver com o assunto “tempo”, entregue o material da atividade somente com quem chegar até o início do estudo, para que fique evidenciada a importância de se chegar no horário, ou, se preferir, o professor poderá fazer a entrega no momento do estudo.
Momento: Essa dinâmica pode ser realizada no momento em que o professor achar mais apropriado. Porém, a sugestão é que seja na abordagem do item 2 do tópico “Aplicando o texto”. Por ser esta uma das últimas partes do estudo, esquematize um tempo para cada item da lição, de maneira que consiga fazer a dinâmica, pois ela fixará o ensino na mente e no coração de seus alunos. Se preferir, a dinâmica poderá ser feita no início da aula. Desta maneira, você conseguirá prender a atenção de seus alunos.
Desenvolvimento: Peça aos alunos que peguem o papel e a caneta. A assim que você der o comando de início, cronometre o tempo e os alunos mentalmente farão a contagem do mesmo, no intuito de sincronizá-lo o mais aproximadamente possível da contagem do cronômetro. Assim eles farão até que você os peça que parem. Então, diga-lhes para anotarem o tempo que contaram no papel. Faça isso por três vezes. Em cada uma dessas etapas, aumente um pouco a quantidade de minutos. Ao final, diga quantos minutos você marcou no cronômetro no 1º tempo e pergunte quem acertou. Caso ninguém não tenha acertado, pergunte quem mais se aproximou do tempo cronometrado. Faça a mesma coisa para o 2º e 3º tempos. Você vai observar que quanto mais tempo menos pessoas acertaram.
Sugestão de tempo para marcar no cronômetro:
1º Tempo – 00:23 segundos
2º Tempo – 00:56 Segundos
3º Tempo – 01minuto e 17 segundos
Aplicação: Nós sabemos que 1 minuto tem 60 segundos, porém, cada um anotou um tempo diferente do outro e que era diferente do cronômetro. Também percebemos que quanto mais o tempo correu no cronômetro, menos pessoas acertaram. Isso nos leva a refletir que, assim como o tempo do cronômetro nem sempre foi o seu, o tempo de Deus nem sempre se encaixará no nosso. O cronômetro divino é, às vezes, mais longo. Por isso, não podemos desistir de suas promessas. Enquanto aguardamos o agir de Deus, continuemos nele confiando.
Colaborador (a): Daysa Hilário Pereira, serve a Deus na IAP em Perus, São Paulo – SP.
Editor: Jailton Sousa Silva
Observação importante: Para realizar as sugestões de dicas deste estudo, é necessário dividir bem o tempo. Como isso nem sempre é possível no decorrer da aula, o ideal é que o (a) professor (a) encontre maneiras de aproveitar melhor tais sugestões. Por exemplo: se não for possível exibir, no momento da aula, o vídeo proposto, este pode ser enviado aos alunos através de uma rede social durante a semana. Use a sua criatividade!
 
[1] Adaptada do a partir do vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7_Mnv9XGJBo&t=371s, acessado no dia 28/03/2019.

Notícias