MEMÓRIAS DE UM BATISMO
O item 1 “O aparecimento público” (p. 23) fala sobre a missão de João Batista diante do ministério do Messias e o Batismo do Senhor. Para criar uma “ponte” entre o assunto da lição e seus familiares, ou em estudo on-line, rememore como foi sua experiência. Peça que falem sobre:
DATA DO BATISMO
LOCAL
LEMBRANÇAS DO MOMENTO
Explique sobre as principais diferenças entre nosso batismo e o Batismo do Senhor.
Vídeo “Batismo de Jesus Cristo”
Ainda sobre o item 1, mostre a seus familiares e/ou envie para seus alunos e alunas, o vídeo que fala do ministério de João, o Batista, o verdadeiro arrependimento e o Batismo de Jesus Cristo. Através dele, você pode falar dos assuntos abordados neste item do estudo e explicar porque o Senhor foi batizado. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G6b5onWBpSY.
MAPA MENTAL “A TENTAÇÃO DE JESUS”
Baixe a imagem no link download, que traz um mapa mental para ajudar a expor o item 2 “O grande teste” (p. 25), pois destaca os pontos principais do tópico, ajudando na fixação do conteúdo e aprendizado.
IMAGEM “O MAPA DA MISSÃO DE JESUS”
O item 3 “O início da missão” fala sobre a história missionária de Jesus, que se muda de Nazaré para Cafarnaum, de onde começa a pregar o evangelho. O estudo destaca: a distância de sua cidade natal para a nova; o conteúdo da mensagem; e os primeiros discípulos chamados. Para auxiliar na explicação, um mapa geográfico ajuda a visualizar o cenário destes fatos sobre o Senhor. Faça conexões com a vida missionária que cada cristão deve ter.
Imagem: abíblia.org
(link se achar necessário: https://www.abiblia.org/ver.php?id=11031)
DISCURSÃO DE PERGUNTA
O estudo 3 da lição traz uma importante discursão, na parte aplicativa, o item 1 “Seja fiel à Palavra de Deus para vencer as tentações!” (p. 26-27), dela se faz a seguinte pergunta, que você pode enviar a seus alunos e pedir vídeos com as repostas delas e colocar nos grupos de WhatsApp da classe ou da igreja; e/ou em família pode fazê-la a cada participante do estudo:
- Discuta com a classe a seguinte frase “Nenhum cristão está imune de ser tentado pelo diabo, pela carne e pelo mundo. Pecado é ceder a tentação”.
Faça aplicações sobre práticas ajudando a entender como vencer a tentação. As respostas podem vir também dos participantes.