Skip to content

Dicas da lição lição 11 “os sinais do fim”

EXPLICAÇÃO COMPARTILHADA
Envie a seus alunos o sermão profético de Jesus. Como ele é muito extenso, peça aos que forem congregar, fique responsável pelo resumo do trecho da leitura. Abaixo as divisões:
 
A destruição do templo (Mt 24:1-2)
O princípio das dores (Mt 24:3-14)
A grande tribulação (Mt 24:15-28)
A vinda do Filho do Homem (Mt 24:29-31)
A parábola da figueira (Mt 24:32-35)
Exortação à vigilância (Mt 24:36-44)
A parábola do servo fiel e do servo mau (Mt 24:45-51)
A parábola das dez virgens (Mt 25:1-13)
A parábola dos talentos (Mt 25:14-30)
O grande julgamento (Mt 25:31-46)
 
Como pode perceber, algumas leituras são mais extensas que as outras, podendo um aluno ficar com mais de um trecho. Além de fazer uma discussão inicial sobre todo o sermão, você pode utilizar o responsável pela leitura para comentar o tópico daquele trecho. São formas de tornar mais interativa a aula.
 
Vídeo “O princípio das dores”
Para o item 2 “O princípio das dores” (p. 87-88), mostre a sua classe o vídeo “A Pandemia é só Principio das Dores!”, nele o pr. Paulo Junior, da Igreja Aliança do Calvário, contextualiza a mensagem profética de Jesus falando da pandemia. Reflita com seus alunos sobre o que Cristo ensinou e suas lições para nosso tempo, usando o vídeo como suporte. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Uaa_BgRaERc. (Tempo de duração: 4min10s)
 
DINÂMICA DA ESPERA – MINITEATRO
No item 5 “A esperança da glória” onde são ensinadas atitudes que os cristãos tem que ter na espera da segunda volta de Cristo, diga aos alunos que pensem em situações do cotidiano, e as interprete, que envolvam a postura que temos que ter esperando o Rei. Separa uns 10min para esta dinâmica da aula. Abaixo as atitudes ensinadas pelo Mestre:
Esperar mantendo a vigilância
Esperar servindo com submissão
Esperar praticando o amor
 
MAPA MENTAL
Para o item 4 “O advento de Cristo” (p. 88) utilize em sua aula o mapa mental que ajuda na compreensão do ensino sobre o retorno do Senhor. Envia via WhatsApp a seus alunos ou exiba no Datashow para explicar o tópico.

Notícias