1. Para enriquecer sua aula, acesse os materiais disponíveis no link http://portaliap.org/altos-e-baixos/. Esses materiais podem tornar sua lição mais dinâmica e interessante.
2. Utilize também as informações contidas nos Comentários Adicionais, que estão no seguinte link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/306-2014-Jan-Mar_Comentarios-Adicionais.pdf. Comentários como “Tribos em pranto”, “Mudanças de Rumo”, “Uma história de compaixão” e “A paz é proclamada” vão ser de grande ajuda para enriquecer a sua lição.
3. Para iniciar a lição, leve para a classe o significado da palavra “anarquia” escritos num papel. Conforme o dicionário, anarquia significa:
- Falta de chefe.
- [Figurado] Desordem, confusão (motivada por falta de direção).
- [Política] Sociedade constituída sem governo.
Compartilhe esses significados com seus alunos e peça que eles relacionem esse termo com a situação política e religiosa que os israelitas estavam vivendo no período que está sendo estudado no livro de Juízes.
4. Leve exemplos de filmes ou de livros populares que terminam com finais felizes. Peça que seus alunos acrescentem exemplos. Compare com o livro de Juízes, que termina com um final triste. Nas obras literárias e cinematográficas, quase sempre vemos finais felizes, pois esses finais agradam ao público. No entanto, na vida real nem sempre é possível esses finais felizes, e tal fato é justamente o que podemos observar no livro de Juízes. Peça que seus alunos respondam a seguinte questão: Por que o livro de Juízes termina com um final tão triste?
5. Mesmo com o livro de Juízes terminando de forma triste, podemos perceber que sempre há um fio de esperança. Deus é a esperança para todos que nele creem. Peça que seus alunos mencionem versículos bíblicos que nos asseguram que nossa fé e nossa esperança estão em Cristo.