1. Acesse os materiais disponibilizados, para enriquecer mais a sua aula. Eles estão disponíveis neste link: http://portaliap.org/slides-licao-altos-e-baixos/>;
2. Não deixe de utilizar os Comentários Adicionais eles o ajudarão a compreender um pouco mais a lição bíblica: http://portaliap.org/altos-e-baixos/. Os temas dos comentários adicionais são os seguintes: “Níveis de fé na vida cristã”; “Amor e responsabilidade”; “Repreensão ao incrédulo”; “Deus se importa” e “Apesar dos defeitos”.
3. Após a explicação do tópico 1 “O incrédulo teve uma segunda chance”, faça o “teste de credulidade”. Muitas pessoas não creem no Senhor logo de primeira. Investigue com seus alunos, se algum deles pediu uma prova para crer no Senhor. Distribua metade de uma folha sulfite, escrevendo a seguinte frase:
“Se eu não____________, não crerei”.
O espaço deve ser preenchido com algo que levava essa pessoa a não acreditar em Jesus. Peça que alguns de seus alunos, após completarem a frase, contarem como foi “despertada a fé deles em Cristo”. (Richards, Lawrence C. Comentário bíblico do professor. Tradução: Valdemar Kroker e Haroldo Janzen. São Paulo: Vida, adaptado, p.870).
4. Para o item 2 “O covarde teve uma segunda chance”, exiba um vídeo de 5min 23seg, intitulado “Pedro negando e confessando três vezes”, disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=s8G2NupbkMw, e em seguida a exibição, reflita com a classe os pontos principais do vídeo, que também estão presentes no item 2: “a negação de Pedro”, “a restauração de Pedro” e a “reafirmação vocacional de Pedro”. Fale da covardia de Pedro, diante de suas várias falas de coragem, descritas nos evangelhos (vou morrer por Ti, e depois negou a Jesus); fale sobre o perdão de Jesus (Pedro você me ama?, perguntou Jesus, e a reação de Pedro) e fale sobre o resgate vocacional de Pedro (Jesus lhe perdoa a negação e lhe vocaciona novamente ao trabalho de Sua Igreja), pode escolher três alunos para falarem estes detalhes a classe.
5. Com base nas duas aplicações e no desafio da semana, faça uma “tempestade de ideias” e crie com seus alunos caminhos para que vão atrás de pessoas que eles já anunciaram o evangelho e por algum motivo desistiram. Deus abençoe sua aula.
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa