Skip to content

DICAS DE LIÇÃO 8 – FAÇAM DISCÍPULOS: "Por que devo discipular?"


1. Em primeiro lugar, baixe os seguintes auxílios para a sua aula: os slides da lição no link – http://portaliap.org/slides-licao-facam-discipulos/. Esse material vai tornar sua aula mais atrativa e dinâmica. Além disso, baixe também os comentários adicionais que estão neste link: http://portaliap.org/wp-content/uploads/2015/07/304-2013-Jul-Set_Comentarios-Adicionais.pdf. Os comentários que lá estão registrados (Jesus mandou discipular, Fazer discípulos, Uma escola de discípulos e Discípulos da igreja primitiva) podem enriquecer as suas aulas.
2. Ao abordar o tópico II – Para o discípulo entender, peça que os seus alunos respondam à pergunta do título da lição: Por que devo discipular? Você pode estabelecer conexões entre as respostas que surgirão e as três razões que serão estudadas nesta semana: a ordem e o exemplo de Jesus; o exemplo dos primeiros cristãos; e, o crescimento saudável da igreja.
3. Para ilustrar a questão do crescimento saudável da igreja como uma das razões para o discipulado, você pode fazer uma comparação com o corpo humano: para que uma criança cresça e se desenvolva de forma saudável, são necessárias algumas atitudes da parte dos pais: alimentação saudável, horas de sono suficientes, visitas constantes ao pediatra, por exemplo. Se você tem a possibilidade de convidar alguém que trabalha na área da saúde para falar sobre esse crescimento, pode convidar. Se não, veicule um vídeo intitulado: “Saúde: Saiba como contribuir com o crescimento das crianças”, de 3:38 minutos de duração (link: https://www.youtube.com/watch?v=REcCA1CpJLc>). Depois disso, explique que, para que uma igreja possa crescer de forma sadia e bíblica, além de evangelizar, seus membros precisam praticar o discipulado: ensinar como ser um seguidor de Jesus.
4. Ao estudar com a classe o tópico “Para o discípulo praticar”, divida a classe em duplas e peça a estas que debatam sobre os dois pontos desse tópico. A partir dessa discussão, encoraje os alunos a colocar em prática o discipulado, porque o Senhor ordenou, porque os primeiros discípulos assim fizeram e porque o crescimento saudável da igreja está ligado ao discipulado.