Skip to content

DICAS DE LIÇÃO 8 – SOMOS IGREJA – “Ser igreja é… Lutar pela unidade do corpo”


1. Comece verificando os slides (link: http://portaliap.org/slides-licao-somos-igreja/) especialmente preparados para sua aula. Outra ferramenta que pode enriquecer o estudo de preparação para a sua aula são os comentários adicionais (link: http://portaliap.org/comentarios-adicionais/).
2. No início da lição, exiba um vídeo intitulado “Conheça melhor o corpo humano” (http://youtu.be/-ugS6vetBEI). O vídeo faz parte de um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e tem por objetivo mostrar virtualmente como funciona o nosso corpo. O vídeo descreverá os vários sistemas, as funções de alguns órgãos. Mostre aos seus alunos a importância de cada membro e sua participação no desempenho do “corpo de Cristo”, assim como acontece no corpo humano. Só haverá unidade se todos trabalharem com o mesmo objetivo.
2. Para o item 1 da lição “virtudes necessárias à preservação da unidade”, faça uma dinâmica de distribuição dessas virtudes apresentadas neste item da lição. Utilize uma vasilha com tampa, com uma abertura para a entrada da mão. Coloque dentro da vasilha todas as virtudes mencionadas e comece a passar a vasilha de mão em mão. À medida que cada um for tirando, que possa conceituar a virtude com base na lição e que fale sobre os desafios de viver aquela qualidade.
3. Proponha aos seus alunos um teste sobre dons espirituais. Este teste não tem grandes segredos. Você pode fazer uma tabela com os seguintes quesitos: 1 – Ofereça sua vida a Deus (Rm 12:1); 2 – Peça a Deus que revele sua vontade a você (Mt 7:7-8); 3 – Leia a Bíblia e ore bastantes; 4 – Perceba, em seu coração, em que necessidade da igreja você está mais disposto a ajudar; 5 – envolva-se com vários ministérios na igreja (cf. Azevedo, Israel Belo. Gente cansada de igreja. São Paulo: Hagnos, 2010, pp. 109-110). Como dissemos, este teste é apenas uma sugestão simples e sem mistérios, mas de ótimo proveito para contribuir com os alunos. Não coloque limite de tempo para descobrirem seus dons, mas peça-lhes intensidade na busca por estes. E, pela graça de Deus, com o passar do tempo, eles saberão em que irão se dedicar melhor na comunidade local.