Confira o vídeo, as dinâmicas e a imagem para usar como recursos na sua aula de Escola Bíblica, aula 04.
DICA UM: vídeo – Número de divórcios
Para introduzir o assunto, mostre a reportagem com números de divorcio no país, a matéria é do SBT Brasil explica como os divorcios aumentaram e são um desafio ao padrão de casamento de Deus. Assista aqui:
Ao final, pergunte sobre os desafios que as pessoas encontram para manterem-se casadas.
DICA DOIS: DINÂMICA “CORAÇÃO DO CASAL”
Com um coração de cartolina vermelha, divida-o ao meio para que possa ser “partido” em um segundo momento. Antes disso, ao ensinar o item 1 – “A indissolubilidade do casamento”, escreva na parte esquerda (de quem está olhando) do coração ainda inteiro os princípios que mantêm o casal unido:
- O plano original de Deus (Mt 19:5);
- A união feita por Deus e o amor do casal (boas atitudes, comunicação e respeito) (Mt 19:6);
- Deus como testemunha da aliança por toda a vida (Ml 2:14);
- Somente a morte deve separar o casal (1 Co 7:10-11).
Em seguida, ao abordar o item 2, 3 e 4, parta o coração. No lado oposto aos motivos de união, escreva os motivos que levam à separação:
- Dureza de coração (Mt 19:8);
- Adultério (Mt 19:9);
- Coisa vergonhosa ou qualquer outro motivo (Dt 24:1);
- Quando o cônjuge não crente deseja a separação (1 Co 7:12-14).
Após a leitura, conduza uma reflexão sobre o que a Bíblia permite e o que contraria o propósito de Deus, conforme o estudo. Por fim, una novamente o coração, enfatizando que o amor e o perdão devem ser a busca constante do casal.
Importante: abra oportunidade para que seus alunos expliquem os motivos de união e separação.
DICA TRÊS: DINÂMICA “VARAL DO AMOR”
Monte, na sala, o Varal do Amor. Você pode preparar dois varais, para ser realizada na hora da aplicação:
- Um feito com linha de costura;
- Outro feito com três barbantes entrelaçados.
Em ambos, pendure pesos feitos com sacos de plástico contendo areia (como os usados para sacolé ou sacos que comportem mais peso). Ao fechar os saquinhos, deixe espaço para amarrá-los nos varais. Faça a mesma quantidade de saquinhos para os dois varais.
Explique que esses pesos representam os problemas que surgem nos relacionamentos, como os citados na aplicação 1:
- Flertes de infidelidade;
- Problemas financeiros;
- Falta de comunicação;
- Falta de intimidade física e emocional.
Deixe alguns saquinhos extras, para que os alunos pendurem outros “problemas”. Certamente, o varal feito com linha de costura se romperá, enquanto o feito com três barbantes entrelaçados resistirá.
APLICAÇÃO
Durante a explicação, aplique a reflexão: “Relacionamentos mais frágeis se rompem facilmente, seja por problemas simples ou pelos motivos que a Bíblia menciona para a separação. Mas os relacionamentos mais fortes — simbolizados pelo cordão de três dobras (o casal e Deus) — são prevenidos, sustentados e fortalecidos para vencer as dificuldades. Por isso, é fundamental o amor, a boa comunicação e a ajuda de Deus e de conselheiros.”
CONCLUSÃO
Ao final, pergunte e ore com a igreja: “Qual dos varais representa melhor o seu relacionamento — a linha que está por um fio ou o cordão que busca a união?” Conclua incentivando o grupo a refletir, orar e conversar sobre como fortalecer os vínculos no amor e na presença de Deus. E leia: “O cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4:12)
DICA QUATRO: Imagem “Raposa, Raposinha”
A imagem de duas raposas pode ser usada no momento de desfecho da lição, durante a aplicação 2, que aborda as “raposas” mencionadas em Cantares 2:15 — uma metáfora para os pequenos problemas que podem prejudicar o relacionamento conjugal.
Mostre a imagem e peça que um aluno leia o versículo.
Em seguida, conduza a reflexão com perguntas como:
- Quais “raposinhas” têm estado presentes em seu relacionamento?
- Como podemos espantá-las e retirá-las do casamento?
Essa atividade ajuda o grupo a identificar pequenas atitudes, descuidos ou hábitos que, se não tratados, podem comprometer o amor e a comunhão do casal, incentivando a vigilância e o cuidado mútuo no lar cristão.
Texto bíblico: “Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2:15)
Para mais recursos de aula e estudos, acesse: www.promessistas.org/lb353/
Texto: Secretaria de Escola Bíblica.










