Skip to content

Dicas para aula da Lição 04 – Revitalizar é mesmo importante?

Confira os recursos didáticos: dinâmica “piloto automático”, Dinâmica “Lembrança e Arrependimento” e Ouvindo especialistas. 

 

DICA UM – Dinâmica “Piloto Automático” (item 1)

Para ilustrar o item 1 da lição, utilize a dinâmica “Piloto Automático”:

  • Em uma bandeja, coloque uma caixa de bombons vazia (ou outro tipo de embalagem de doce/salgado sem o produto);
  • Coloque também copos de suco sem açúcar ou adoçante;
  • Disponibilize frutas verdes, como bananas ainda verdes ou uvas azedas, e distribua aos alunos.

Aos poucos, eles perceberão: a caixa está vazia, o suco sem sabor e as frutas estão verdes. Então, provoque a reflexão: “Sabe o que é isso? É o piloto automático. Nós até servimos — mas sem amor. Sem cuidado com os detalhes, sem pensar se fará bem, se foi feito da forma certa.”

Conecte os exemplos com o estudo da igreja de Éfeso (Apocalipse 2:1-7) no item 1. Ela era ativa, mas havia perdido o amor. Faltava-lhe o autoexame. Jesus exorta a igreja a voltar ao “primeiro amor”. Assim também devemos fazer: servir com amor, cuidado e compaixão.

 

DICA DOIS – Dinâmica “Lembrança e Arrependimento” (item 2)

No item 2, o foco está na resposta à detecção da falta de amor. Jesus dá três instruções à igreja: lembrar, refletir e arrepender-se.

  1. Lembrança
    Para abordar essa etapa, escreva em uma cartolina amarela (como um grande post-it) a palavra “LEMBRANÇA”. Peça que um aluno segure o cartaz e diga: “O primeiro passo é lembrar. É preciso reconhecer os erros e de onde caímos (Apocalipse 2:5a).”
  2. Autorreflexão
    Pegue um espelho e peça que outro aluno o leve até os colegas, passando de um em um. Enquanto isso, diga: “Olha quem precisa fazer essa autorreflexão! Precisamos olhar para dentro e reconhecer o quanto nos afastamos daquele zelo e dedicação que tínhamos antes.”
  3. Arrependimento
    Ao falar sobre o arrependimento, destaque que não é apenas confissão, mas mudança real. A palavra grega usada em Apocalipse 2:5 é metanoia, que significa mudança de mente e direção. Convide um terceiro aluno. Oriente-o a caminhar pela sala, e diga: “Quando eu disser ‘arrependa-se’, mude sua direção.”
    Repita a ação algumas vezes e explique: “No original grego, essa palavra traz a ideia de um soldado que muda de direção ao comando do seu líder. Assim deve ser o nosso arrependimento: uma virada, uma transformação genuína.”

 

DICA TRÊS – Ouvindo especialistas (Aplicando o tema)

Convide dois líderes (pastores, missionárias ou líderes de ministério) para conversar com a turma sobre os desafios relacionados à vida cristã e ao serviço ministerial. Escreva em um cartaz, no quadro ou apresente em slides os seguintes temas em contraste:

  • Devoção pessoal x Ativismo nas atividades
  • Intimidade com Deus x Exigências do ministério

Durante a conversa, os líderes poderão compartilhar experiências e percepções sobre como manter o equilíbrio entre servir e manter uma vida de comunhão com Deus. Após a fala dos convidados, abra um momento para que os alunos façam perguntas ou comentários. Estimule um espaço seguro de diálogo.

Para finalizar, peça que cada líder deixe ações práticas para cultivar a espiritualidade sem cair no automatismo ou no excesso de tarefas que podem esfriar o amor por Deus.

Texto: Secretaria de Escola Bíblica. 

Notícias