Confira quatro dicas para auxiliar na sua aula da Escola Bíblica no próximo sábado: dinâmica, mapa mental, exercício e vídeo.
DICA UM – Dinâmica de ilustração
Para esta aula sobre plantação de igrejas, o professor pode utilizar uma dinâmica ilustrativa com os seguintes elementos: vasos com terra, sementes, água e um vaso com uma planta já desenvolvida (de pequeno porte).
Usando dois ou mais vasos, convide os alunos para participarem do processo:
- Encher o vaso com terra;
- Plantar as sementes;
- Borrifar ou derramar água.
O vaso com a planta já crescida deve ser apresentado como símbolo da igreja já estabelecida, fruto do processo de plantação e crescimento.
Durante toda a atividade, o professor deve explicar o conteúdo da lição, fazendo pausas para perguntas e comentários relacionados ao tema, abordando os três tópicos principais do estudo. Como complemento, prepare pequenas placas ilustrativas com os elementos necessários para a plantação de igrejas. Use palitos de churrasco e etiquetas com os seguintes dizeres:
- Semente – o Evangelho de Jesus
- Solo – as cidades ou bairros onde o evangelho será anunciado
- Fruto – igrejas formadas por pessoas alcançadas
- Estratégia – o plano de ação dos plantadores
- Trabalho + fé em Deus = crescimento
Essa dinâmica ajuda os alunos a visualizarem o processo de plantação de igrejas de forma concreta e participativa, facilitando a compreensão e a aplicação dos ensinamentos.
DICA DOIS
Para ajudar na visualização do item 2, utilize o mapa mental “Conhecendo o solo”. Ele destaca 6 dicas que ajudam a nortear a plantação de igreja. Insira o conteúdo nos slides, imprima ou envie para o WhatsApp dos seus alunos. Abaixo, confira o mapa mental:
* Conteúdo escrito feito com auxílio de Inteligência Artificial.
DICA TRÊS – Exercício de plantação
Para refletir sobre a importância de considerar os contextos locais, proponha o seguinte exercício de plantação de igrejas: comece com a leitura e reflexão sobre o exemplo do apóstolo Paulo. Em seguida, peça aos alunos que escolham três cidades ou bairros e montem suas próprias estratégias de plantação.
Estratégias utilizadas por Paulo:
- Corinto: Paulo utilizou a estratégia da pregação nas casas (Atos 18:5-8).
- Atenas: Sua abordagem foi apologética, com pregação em praça pública (Atos 17:18-19).
- Éfeso: A estratégia foi a forte contextualização, com uso de uma escola secular para apresentar o evangelho por meio de diálogos religiosos (Atos 19:9).
Agora, proponha que cada aluno escreva suas próprias estratégias:
Orientações para a aplicação: Reserve cerca de 15 minutos para reflexão e preenchimento do exercício; Acompanhe e auxilie os alunos; Ao final, recolha as respostas e elabore um compilado com as sugestões. Apresente esse material aos líderes da igreja para contribuir com o planejamento e reflexão sobre a plantação de novas igrejas.
Se preferir, aplique esse exercício de forma virtual, recolhendo as respostas via WhatsApp ou outro meio digital.
DICA QUATRO – Vídeo: O que é plantação de igrejas?
Exiba durante a aula, mas precisamente para ajudar na explicação do item 4, e junto do conteúdo do estudo defina o que é a plantação de igrejas. Veja o vídeo aqui:
Após a exibição do vídeo, estimule-os a explicarem se entenderam e como podem definir a plantação; após, destaque o conceito presente na lição: “Movimento orgânico, intencional e consistente de estabelecer uma comunidade de discípulos de Jesus em determinada cidade ou bairro.”
Texto: Secretaria de Escola Bíblica.