Skip to content

Para o casamento dar certo

O mês de maio é comumente conhecido como o mês da família. É tempo propício para refletirmos sobre esta temática. Neste devocional, quero chamar sua atenção para o tema “casamento”. A ideia de que casamentos não duram para sempre, já é aceita por grande parte da população atual, com muita naturalidade. O que será que Deus pensa disso? O livro do profeta Malaquias, em especial, traz uma palavra esclarecedora de Deus sobre este assunto. Que atitudes podemos tomar para o casamento dar certo?

A cooperação entre o casal
A palavra “companheira”, de Malaquias 2:14, significa “a que está atada a ti”. Este significado é um tanto quanto revelador e esclarecedor. Tente visualizar a imagem de duas pessoas atadas uma a outra… O que aconteceria, se cada uma delas resolvesse andar para um lado? De duas uma: ou a mais forte arrastaria a mais fraca para o seu lado, ou então não sairiam do lugar. Você já deve ter entendido onde queremos chegar. Num casamento onde não existe companheirismo, cooperação; as coisas não andam! Afinal, não há como mudar o que foi feito: marido e mulher, por ocasião do casamento, são “atados” um ao outro pelo próprio Deus. Se você quer ver seu casamento dar certo, coopere!

A vigilância entre o casal

Talvez uma das coisas que mais corroem um casamento, seja a falta de vigilância. Não foi sem razão que, por duas vezes, Deus disse aos esposos infiéis da época de Malaquias: …tenham cuidado para que nenhum de vocês seja infiel (Ml 2:15,16). A falta de cuidado e vigilância coloca o casal à beira do precipício. Quando o casal não vigia os olhos e os pensamentos, eles podem olhar e cobiçar o cônjuge alheio. Se o casal não vigia as palavras, podem dizer palavras que fazem mal aos outros (Ef 5:29, NTLH). E assim por diante. Por isso, se não quisermos que o nosso casamento termine da pior maneira: vigiemos! Pequenas atitudes podem trazer grandes transformações.

Faça seu casamento dar certo!

 

Eleilton William é pastor e mestre em Teologia, além de ser o vice-presidente geral da Convenção Geral das Igrejas Adventista da Promessa e Diretor da Editora Promessa.

Notícias