Filha de Manoel Lourenço Nascimento, conhecido como irmão Caboclo, e Josefa Maria da Conceição, conhecida como irmã Zefinha, que receberam o Pastor João Augusto da Silveira quando ele viajou para São Paulo pela primeira vez, em 1933.
Dormiu no Senhor, no dia 24 de janeiro de 2026, a Diaconisa Ester Lourenço Gambelim, aos 94 anos, às 21h21, no Hospital de Itanhaém (SP). Nascida em 18 de julho de 1931, ela fazia parte de uma geração de pioneiros da Igreja Adventista da Promessa. Era filha de Manoel Lourenço Nascimento, conhecido como irmão Caboclo, e de Josefa Maria da Conceição, conhecida como irmã Zefinha, que figuram entre os nomes do início do trabalho promessista no estado de São Paulo (primeira foto abaixo).
Segundo o livro da história promessista Marcos que pontilham o caminho, o irmão Caboclo recebeu o fundador promessista, Pastor João Augusto da Silveira, no porto de Santos, quando ele saiu de Recife e chegou em 20 de outubro de 1933. O casal, pais de Ester, foi batizado no Espírito Santo em um sábado, 9 de dezembro de 1933, em um culto que contou com a presença de João Augusto (foto das três gerações de capa).
A filha e cuidadora, Elizete Gambelim, enviou ao Promessistas.org um relato rico em detalhes que mostra como Deus usou seus avós e sua mãe como protagonistas de muitos marcos que ajudam a contar a história do promessismo. Segundo ela, a partida da mãe “foi num sábado, exatamente como ela desejava descansar, no dia do 94º aniversário da Igreja Adventista da Promessa. Tenho a certeza de que, se alguém perguntasse a ela em vida o que escolheria, seria exatamente desse jeito. Sua partida no aniversário da igreja que ajudou a fundar não foi coincidência; foi a despedida perfeita de quem viveu cada dia adorando ao Senhor e sempre fiel à sua igreja”, relatou.
Ela concluiu o relato histórico, pontuando sobre a importância da mãe: “Sentiremos sua falta. Era uma companheira de orações, e não sei como será sem ela por perto. Só sei que é um ‘até breve’. Muita gratidão a Deus por tudo e a todos que me ajudaram nesses quase seis meses de luta para que ela não sofresse tanto na enfermidade. Deus recompense cada um, em nome de Jesus”.
A seguir, confira a história e o legado da Diaconisa Ester na íntegra:
Ester Lourenço Gambelim
Uma Vida de Fé, Amor e Legado
Raízes e Origem
Ester Lourenço Nascimento veio ao mundo em 18 de julho de 1931, no Recife, filha caçula de Manoel Lourenço Nascimento (conhecido carinhosamente como irmão Caboclo) e Josefa Maria da Conceição (conhecida carinhosamente como irmã Zéfinha). Ester era a décima segunda entre os irmãos: Francisca, José, Antônio, Miguel, Joana, Alta, Benvinda, Samuel, Aurelino, Otília e Elias.
Sua história entrelaça-se com o nascimento de uma fé que marcaria gerações. Em meados de 1931, seus pais – que ainda não eram evangélicos – conheceram o Pastor João Augusto da Silveira, então comportor que vendia livros evangélicos de porta em porta. Mesmo sendo analfabetos e não conseguindo ler os exemplares oferecidos, Manoel e Josefa abriram suas portas ao pastor, criando uma amizade profunda que transformaria suas vidas para sempre.
O Nascimento de uma Igreja
A família começou a frequentar a Igreja Missão Adventista do Sétimo Dia, mas sentia que algo faltava. Então o Pastor João Augusto passou a orar e clamar de joelhos por uma resposta divina. Em 24 de janeiro de 1932, quando Ester tinha apenas seis meses, algo extraordinário aconteceu. O pastor, ajoelhado no quarto de seu filho Osi da Silveira em sua casa simples, sentiu o Espírito Santo envolver aquele lugar abençoado por Deus. Ali ele começou a falar em línguas estranhas e logo a seguir com a experiência vivida por ele, nascia a Igreja Adventista da Promessa! – uma data que, 94 anos depois, marcaria também a partida de Ester Lourenço Gambelim desta vida terrena, dormindo no Senhor, e pela sua fé para a eternidade com Cristo, no dia glorioso da ressurreição dos justos.
Jornada em Busca de Esperança
Manoel Cabloco congregou com o Pastor João Augusto por seis meses, mas a seca severa e a busca por melhores condições de vida e trabalho, forçaram a família a migrar. Com Ester tendo apenas um ano e oito meses, mudaram-se para o Estado de São Paulo, estabelecendo-se no município de Itariri, próximo a Peruíbe. Os cultos domésticos começaram imediatamente e o número de irmãos cresceu rapidamente. Então o irmão Manoel Caboclo convidou por carta o Pastor João Augusto, que viesse visitá-los em Itariri. O Pastor decidiu tomar um navio até o Porto de Santos, onde foi recebido pelo irmão Caboclo e de trem seguiram até Itariri. E assim, em meados de 1934, foi fundada a primeira Igreja Adventista da Promessa em Itariri, mesmo sem estar ainda documentada. A partir daí, como lemos a história da IAP no livro “Marcos que pontilham o caminho”, a igreja prosperou e foi registrada na cidade de São Caetano do Sul (SP).

Amor que Transforma
Quando Ester completou 18 anos, a família mudou-se para São Paulo, estabelecendo-se no bairro do Jabaquara. Foi ali que ela conheceu Manoel Gambelim, um jovem que não era da igreja nem evangélico. O amor foi tão profundo e genuíno que ele se converteu ao evangelho por amor a Cristo e a linda jovem Ester.
Em 17 de janeiro de 1952, Ester Lourenço Nascimento e Manoel Gambelim se casaram na Igreja da Vila Maria (SP). com a cerimônia oficializada pelo próprio Pastor João Augusto da Silveira, e a partir desse momento, ela passou a ser conhecida como Ester Lourenço Gambelim.
Frutos de uma União Abençoada
Desse relacionamento abençoado nasceram seis filhos: Elisabete (1953), Elizete (1954), Eliseu (1961), Eliana (1964), Elvis (1970) e Márcia (1978). A família cresceu na fé, congregando na Igreja Adventista da Promessa de Vila Medeiros.
Em 22 de julho de 1954, quando Ester tinha 23 anos, seu pai Manoel Lourenço Nascimento (Cabloco) faleceu vítima de câncer no pescoço. Após essa perda, sua mãe Josefa Maria da Conceição foi morar com Ester e Manoel Gambelim, fortalecendo ainda mais os laços familiares e a vida congregacional.
Pioneirismo em Miracatu
Em 1987, a Diaconisa Ester Gambelim e o Diácono Manoel Gambelim mudaram-se para Miracatu, no Vale do Ribeira, onde não existia Igreja Adventista da Promessa. E mais uma vez demonstrando o espírito pioneiro da família, começaram uma congregação em casa. Com o crescimento significativo do número de irmãos, iniciaram uma campanha para compra de um terreno e com a graça de Deus e ao grande esforço de todos, adquiriram o terreno, e logo após com a ajuda dos irmãos, tendo a liderança do Diácono Manoel Gambelim na frente como mestre pedreiro. Já naquele momento da construção, os Pastores Francisco Pimenta e Oneas Alves (genro de Ester), apoiaram a campanha e conseguiram construir o Templo da Igreja Adventista da Promessa em Miracatu (SP).
Chamado ao Serviço
Em 13 de janeiro de 1991, Ester viveu um momento especial: foi chamada ao diaconato junto com sua filha Elizete que já era casada com o Pastor Onéas Alves Nascimento, esse chamado conjunto marcou sua dedicação ao serviço cristão e a importância de auxiliar as igrejas onde congregavam.
Anos de Cuidado e Amor
Em 2016, o Diácono Manoel Gambelim faleceu, deixando Ester viúva. Ela então foi morar com sua filha Elizete na cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. Sua filha Elizete, que também havia enviuvado com a morte de seu esposo, Pastor Oneas Alves Nascimento em 2014, acolheu sua mãe com todo amor de filha resiliente. Assim, em Peruíbe, Ester foi cercada pelo carinho constante da família, e sempre presente estavam seu neto Rodrigo, sua neta Juliana e os bisnetos Felipe, Beatriz e Davi. Em 2021, a família enfrentou mais uma perda dolorosa com o falecimento de Rosana, filha de Elizete e neta mais velha de nossa Diaconisa Ester.
Dez Anos de Aprendizado e Graça
Durante dez anos, toda a família teve a honra de cuidar de Ester. Ela viveu com amor e carinho, recebendo visitas diárias dos netos Rodrigo, da neta Juliana e dos bisnetos Davi, Beatriz e Felipe e os demais filhos, sobrinhos, irmãos em Cristo e amigos. Durante todo esse período, manteve-se consciente, feliz e sempre adorando ao Senhor. Ester era uma mulher extremamente fiel a Deus, dedicada à oração e muito orgulhosa de pertencer à Igreja Adventista da Promessa, pois fazia parte da história pioneira desde Recife, em Pernambuco. Por onde quer que passasse: hospitais, vizinhos, familiares e amigos, sempre pregava a Palavra de Deus, sendo uma verdadeira evangelista até seus últimos dias de vida. Até mesmo nos últimos dias internada no hospital de Itanhaém, falava do amor de Deus para os enfermeiros e funcionários.
A partida de nossa “Rainha Ester”
Essa “rainha Ester”, como todos carinhosamente a chamavam, (cujo nome bíblico significa “aquela que brilha”), partiu aos 94 anos e meio, no dia 24 de janeiro de 2026 , às 21 horas e 21 minutos, no Hospital de Itanhaém. Foi num sábado exatamente como ela desejava descansar, no dia do 94º aniversário da Igreja Adventista da Promessa.
Assim como testemunhou sua filha Elizete: “Tenho a certeza de que se alguém perguntasse a ela em vida, o que escolheria, seria exatamente desse jeito.” Sua partida no aniversário da igreja que ajudou a fundar… e não foi coincidência – foi a despedida perfeita de quem viveu cada dia adorando ao Senhor e sempre fiel a sua igreja.
Ester Lourenço Gambelim – Legado Familiar
Uma vida que começou com o nascimento de uma igreja e terminou no aniversário dessa mesma igreja é um legado de fé que atravessa gerações, uma história de amor que transformou vidas e uma mulher que fez da Palavra de Deus seu maior tesouro.
A Diaconisa Ester Lourenço Gambelim deixa como legado familiar e herança:
Filhos: Elisabete, Elizete, Eliseu, Eliana, Elvis e Márcia.
Netos: Gisele, Suzana, Diego, Rosana (in memoriam), Ronaldo (in memoriam), Rodrigo, Andreza, Amanda, André e Gabriel
Bisnetos: Gustavo, Ronaldo Junior, Mateus, Felipe, Mariana, Beatriz, Davi e Rael.
Cerimônia Fúnebre
A cerimônia foi realizada no centro da cidade de Peruíbe (SP), na FUNESP – Serviço Funerário e contou com a participação de cerca de 50 irmãos e com a representação dos seguintes pastores: Francisco Pimenta, Jeoubert Silva e Aidon Barbosa, de Peruíbe; Pr. Edemir Roque de Oliveira, de Miracatú; Pr. Uilson Correa do Nascimento, de Miami, Flórida, Estados Unidos (EUA), e o Pr. João Carlos, de São Vicente (SP), representante da Convenção Regional Litoral e Leste Paulista e mensageiro da cerimônia. O translado do corpo foi para o cemitério Santa Isabel, na cidade de Peruíbe (SP). Foi sepultada às 17h, do domingo, 25 de Janeiro de 2026.
Por: Elizete Gambelim, filha e cuidadora
Texto e Edição: Andrei Sampaio/Agência Promessista de Comunicação (APC)
Fotos: Arquivo Pessoal/Livro: Marcos que pontilham o caminho











