Skip to content

Em culto inaugural, Seminário Teológico Promessista começa suas atividades

O Seminário Teológico Promessista, Turma 2021/2022, já está oficialmente inaugurado.  A abertura do centro de formação aconteceu em uma celebração transmitida por meio de uma live nos canais da Igreja Adventista da Promessa, no sábado (13/3).

Devido às medidas de restrição, diante do agravamento da pandemia em todo o Brasil, os seminaristas ainda não foram para Cosmópolis (SP), onde funcionará o Seminário. Por isso, começarão suas aulas de forma on-line, até uma avaliação por porte de toda a equipe responsável para as aulas presenciais.

O Culto de inauguração teve momentos de canções, orações e pregação da Palavra de Deus, pelo Vice-Presidente da Convenção Geral, Pr. Eleilton William, que, em seu sermão, destacou a importância da Teologia na formação pastoral e da centralidade de Cristo e sua obra, na jornada de aprendizado e na prática de um pastor. Pr. Eleilton, que foi para o Seminário em 2005, pontuou a importância de enfatizar Jesus na Teologia: “Para não nos perdermos em pontos periféricos dos estudos teológicos, precisamos da doutrina de Cristo, por que tudo está entrelaçado em sua obra”.

 

Após o momento da Palavra, o Pr. Samuel Braz, diretor do Centro de Estudos Teológicos Adventista da Promessa (CETAP), fez a apresentação da Diretoria do Seminário, composta da seguinte forma:

Pr. Aléssio Gomes de Oliveira (Diretor e capelão)

Pr. Genésio Mendes Junior (Vice-diretor)

Pr. Mateus Silva de Almeida (Secretário)

Pr. Roberto Helfstein Junior (Diretor acadêmico)

Pr. Samuel Braz (Diretor pedagógico)

Pr. Eleilton de Souza Freitas (Conselheiro)

Pr. Adelmilson Julio Pereira (Conselheiro)

 

Além de apresentar a equipe do Seminário, Pr. Samuel conversou, pela Internet, com a Ms. Eliane Salvador, que será a mentora das seminaristas. Ela se colocou à disposição de cada uma delas para esse novo momento. Os seminaristas, por sua vez, também falaram sobre participarem do Seminário. Representando as seminaristas, Kristina de Camargo, da Convenção Paranaense, falou sobre os benefícios do aprendizado que o seminário proporcionará: “É muito bom poder aprender mais de Deus, para levar a sua Palavra aonde ele me enviar”. Já para o seminarista Gustavo Rocha, da Convenção Paulistana Central, “a expectativa é representar uma geração, aprender, ter bagagem e transmitir para essa geração o conhecimento do evangelho”.

 

Novidade: Turma semipresencial

Durante a apresentação dos seminaristas, foi divulgada uma novidade, que é a Turma semipresencial. São seminaristas que estarão presentes em aulas intensivas, aos fins de semana, de forma presencial e on-line, e receberão a mesma formação, mas não ficarão em regime de internato. Durante a live, o casal Marcio Prevital Bastos e Angélica Prevital, da Convenção Paulistana Leste, contou sobre a experiência de ser chamado ao projeto. “Eu e minha esposa, estamos muito felizes, sem palavras, pelo convite. Somos muitos gratos a Deus”, testemunhou Márcio, citando o conselho paulino de pregar sempre a Palavra (2 Tm 4:2).

Além desse casal, a turma semipresencial é composta pelo casal Hericles de Melo e Yasmin Ramos de Melo, da Convenção Paulistana Central, e outros três seminaristas: Elvio Delgado, da Convenção Paraguai/Rio Grande do Sul; Osvaldo Gonzáles, da Convenção Paraguai, e Jhonatan Frazão Salazar, da Convenção Paulistana Central.

Os momentos finais do culto de inauguração do Seminário foram conduzidos pelo Diretor Acadêmico, Pr. Roberto Junior, que fez uma oração e deixou uma palavra de incentivo a cada seminarista, mostrando que o mesmo Deus que os chamou também os sustentará.

As considerações finais foram feitas pelo Presidente da Convenção Geral, Pr. Adelmilson Júlio Pereira. Ele anunciou que as aulas acontecem nas próximas semanas, somente on-line. Também lembrou, em sua fala, a necessidade de intercessão por promessistas acometidos com covid-19. Por fim, convocou a igreja a ajudar os adventistas da promessa de Moçambique, que enfrentam grande crise alimentar, devido à seca. Ele convocou a igreja a doar cestas básicas e orar. “Você pode ajudar financeiramente. Mas, ore, ore para que Deus envie chuva sobre aquele país”. Por fim, o Pr. Adelmilson se despediu com a bênção pastoral.

   

Notícias