A programação ocorreu nesta quinta-feira (02), e hoje, sexta-feira (03), na Promessa de Maivile, em Nampula.
Nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), a cidade de Maivile, em Nampula, Moçambique, é palco do 3º Encontro de Mulheres organizado pela Missionária Josilene, reunindo mulheres das igrejas de todo o país. Este ano, o evento contou com a parceria do Ministério de Mulheres da Convenção Geral, que organizou uma campanha financeira e grande ajuda para realizar um encontro mais, semelhante aos realizados no Brasil.
As participantes receberam capulanas, lenços e camisetas iguais com o tema “Mulheres Improváveis”, que fortalece o senso de unidade e identidade entre elas. No primeiro dia, ao final das atividades, as mulheres foram presenteadas com um bolo de pote, enquanto as crianças receberam um kit com salgadinhos e doces, o que trouxe alegria e celebração ao evento.
As palavras ministradas durante o encontro foram inspiradas nas histórias da mulher do fluxo de sangue e da mulher samaritana, ambas consideradas improváveis, mas profundamente amadas e abençoadas por Jesus. A Missionária Eliane Salvador e a Irmã Roseli compartilharam reflexões poderosas sobre como Deus valoriza e restaura a vida das mulheres, independentemente de suas circunstâncias.
No segundo dia do encontro, as ministrantes, Ir. Juliana Mateusa e Ms. Eliane Salvador, abordarão a vida de Lia e Ana, e vão mostrar como Deus cura dores e feridas, restaurando o valor e a autoestima das mulheres. Ao final do evento, as participantes receberão um kit de beleza, simbolizando o valor e o amor que Deus tem por cada uma delas.
AS MULHERES MOÇAMBICANAS
O encontro é marcado pela intensidade e pela celebração contagiante, especialmente ao olhar para as mulheres sofridas e resilientes do campo de Moçambique. Para ilustrar o espírito do evento, o Ministério de Mulheres compartilhou uma poesia escrita pela seminarista Melita, que estuda no Seminário Teológico Promessista (STP), e que reflete sobre a beleza e a força das mulheres moçambicanas:
“Se alguém me perguntasse o que é uma mulher improvável para mim, eu diria: cada uma das mulheres moçambicanas. Cada uma delas tem sua improbabilidade, seu som único, seu cheiro único, sua forma única… São mulheres que não precisam de títulos ou diplomas para mostrar sua grandeza, pois é na sua simplicidade e fé que encontramos a verdadeira força.
São mulheres que não são doutoradas, que não estudaram nas melhores universidades, que não frequentaram escolas renomadas. Algumas nem sequer terminaram o ensino primário. Algumas não sabem ler e escrever ou falar um bom português. Outras nem sabem o que é um “a”.
Mas cada uma dessas mulheres possui algo único. Traços que me inspiram, traços que eu quero cultivar em mim. Traços que mostram força, coragem e fé, mesmo em meio às dificuldades.
Elas podem não ter passado pela academia formal, mas é justamente nessa improbabilidade que eu vejo um grande futuro. Cada uma dessas mulheres mudou o meu caminho. Cada uma delas escreveu, e ainda escreve, a minha história — fazem parte da minha história.
São essas mulheres improváveis, desejosas de conhecer Jesus, que querem ouvir sobre Cristo, que tem a sede de Deus, que eu quero apresentar a vocês. Mulheres que ensinam, pelo exemplo, mulheres que transformam vidas, mulheres que me mostram que a grandeza não está nos títulos, mas no coração e na fé naquele que um dia a vir.”
O Encontro de Mulheres em Moçambique é um testemunho do amor e da graça de Deus, que valoriza as mulheres em suas diversas realidades e contextos. É um momento de celebração, reflexão e crescimento, onde cada mulher pode encontrar seu valor e propósito em Cristo.
Edição: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Texto: Ministério de Mulheres
Fotos e vídeos: Ministério de Mulheres













