Jejuar é uma das formas de adquirir essa sensibilidade para caminhar nos propósitos de Deus.
Jejuar é mais do que abster-se de comida; é uma experiência de dependência espiritual diante de Deus. Ao jejuar, abrimos mão de algo lícito e passamos a depender mais do Criador (Salmos 42:1-2). Reconhecemos que pertencemos totalmente a Ele e nos dispomos a ouvir Sua voz e andar em Seus caminhos (João 10:27).
Em um dos episódios em que a igreja jejuava, descrito em Atos 13:1-3, Deus a direcionou: “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio, de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: ‘Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.’ Então, jejuando e orando, impuseram as mãos sobre eles e os despediram.”
A palavra “jejuando” (nēsteúō) aparece duas vezes no texto, destacando a importância da disciplina espiritual para a igreja e enfatizando seu papel neste episódio. Quando a igreja jejua, demonstra que o ser humano não vive apenas de pão, mas da Palavra de Deus (Mateus 4:4; Deuteronômio 8:3), mostrando sua dependência do Bispo de sua alma (1 Pedro 2:25).
No contexto, o jejum era acompanhado de serviço, adoração e oração, pois jejum não é apenas passar fome, mas abrir mão do alimento para uma dedicação com propósito. O jejum deve estar ligado a outras disciplinas espirituais, sendo um exercício devocional que visa enfraquecer a carne e fortalecer o espírito (Gálatas 5:16-17; Romanos 8:5-6).
Por fim, neste episódio, temos a verdade de que a igreja é direcionada na missão. O jejum levou a igreja a mortificar sua carne e, juntamente com outras disciplinas, ouvir a voz de Deus (Romanos 12:1-2). Assim, à semelhança da igreja de Antioquia, é possível que Deus direcione Sua Igreja, os promessistas, a tomar decisões missionárias, guiando seus caminhos. Jejuar é uma das formas de adquirir essa sensibilidade para caminhar nos propósitos de Deus (Salmos 25:4-5).
Texto: APC Jornalismo