Skip to content

ENTREVISTA PROMESSA: “Não contextualizar é ir contra a missão de Deus”, afirma líder da Promessa na Argentina, Ms. Liliana Arruda

A líder da Igreja Adventista da Promessa na Argentina, a Missionária Liliana Arruda, foi enfática ao afirmar a importância de comunicar o Evangelho de forma clara e contemporânea, em uma entrevista, com tom bastante missional,  ao Promessistas.org.

A líder da Igreja Adventista da Promessa na Argentina, a Missionária Liliana Arruda, foi enfática ao afirmar a importância de comunicar o Evangelho de forma clara e contemporânea: “Não contextualizar é ir contra a missão de Deus, para podermos nos conectar com as pessoas, e para que elas possam entender a mensagem”, em uma entrevista, com tom bastante missional,  ao Promessistas.org.

A líder geral, não faz da questão de gênero seu maior foco, apesar de considerar as pressões pelo fato de ser mulher e liderar a igreja, ela entende que sua posição no Senhor é o elemento vital. “O fato de ser mulher é um grande desafio, mas em primeiro lugar, preciso entender quem sou em Cristo, e que, mais que uma questão de gênero, é se eu sirvo nesta função segundo a vontade do Senhor”, esclareceu.

Formada em Teologia pelo Seminário Teológico Promessista, em São Paulo, e casada com Eliezer Navarro Grance, Ms. Liliana tem em sua responsabilidade também a secretaria da Aliança Mundial Promessista (AMP), uma instituição que reúne convenções de três países, que são independentes na liderança e financeiramente: Argentina, Brasil e Paraguai. 

A instituição tem por fim, ser uma expressão da unidade essencial, entre os discípulos de Jesus que abraçam a Confissão de Fé Promessista. E foi a AMP, que de acordo com a líder, motivou os argentinos a enxergar além. “A criação da Aliança Mundial Promessista nos levou a ver mais adiante, o lugar onde estamos; nos desafiou a pensarmos maior e crer que se pode crescer em todas as áreas, com a ajuda do Senhor”, pontuou Liliana.

Atualmente, a Promessa na Argentina reúne 4 congregações, em duas províncias [correspondente a estados], além de 4 projetos de Plantação de igrejas, com um um total de 256 cadastrados e 148 membros. A Ms. Liliana acredita que, o Senhor está movendo os promessistas do país, para um ajuste de rota em busca de crescimento e que isso passa pela revitalização da igreja, comprometida com uma visão missionária (teológica e prática)”.

 

A seguir, leia a entrevista   completa: 

Promessistas.org: Como está sendo liderar a Igreja na Argentina? É um desafio maior por ser mulher? 

Ms. Liliana: “Liderar a igreja na Argentina, está sendo um grande desafio. Estar à frente, requer uma responsabilidade maior, mas o que me mantém sempre focada é saber que não se trata de mim, nem das minhas habilidades, mas dá vontade de Deus para a sua igreja, e é nessa dependência que realizamos este serviço,  porque servimos ao Senhor onde quer que estejamos, onde Ele queira nos usar para sua glória. 

O fato de ser mulher é um grande desafio, mas em primeiro lugar, preciso entender quem sou em Cristo, e que, mais que uma questão de gênero, é se eu sirvo nesta função segundo a vontade do Senhor. Penso sempre que tenho que ter isso em mente, e não baixar os braços pelas pressões possíveis pelo fato de ser mulher”. 

 

Promessistas.org: Quais os maiores desafios da igreja em solo argentino e como a criação da Aliança Mundial Promessista (AMP) impactou vocês?

Ms. Liliana: “Na Argentina, se vive um contexto sociocultural de:

  • Secularização: que é viver como se Deus não existisse, e isso não significa que não se acredite em Deus; isso se vê em muitos países, como Uruguai, Argentina, Chile. Não há interesse espiritual, e assim o Evangelho não os atrai, e quanto maior o nível de estudos e a condição econômica, há menos interesse pelo Evangelho de Cristo. Há uma resistência em assumir compromissos, para não interferir em sua vida pessoal. 
  • Sincretismo religioso: Existe uma mescla de crenças, e se confunde a verdade com o erro. Na América Latina, se mantém vigente em seu solo, uma larga tradição religiosa, e também uma contínua mescla entre religião e paganismo. Estes são os desafios em solo argentino, e devemos nos preparar para anunciar o evangelho neste contexto sócio-cultural. 
  • Contextualização da Evangelização: Não contextualizar é ir contra a missão de Deus, para podermos nos conectar com as pessoas, e para que elas possam entender a mensagem. 

A criação da Aliança Mundial Promessista, nos levou a ver mais adiante, o lugar onde estamos; nos desafiou a pensar maior e crer que se pode crescer em todas as áreas, com a ajuda do Senhor. Realmente foi uma bênção para nós, porque nos ajudou a renovar nossa maneira de pensar e ver todas as coisas”. 

Promessistas.org: Qual o quadro geral dos promessistas (igrejas, pastores e missionárias/os, número de membros)

Ms. Liliana: “Hoje contamos com 4 congregações em duas províncias [correspondente a estados] na Argentina, e 4 projetos de Plantação de igrejas. São um total de 256 cadastrados e 148 membros. 3 pastores e 1 missionária integrais (assalariados). Há também 2 pastores e 1 presbítero que são voluntários”.  

 

Promessistas.org: Quais as maiores necessidades de avanço da Promessa na Argentina? 

Ms. Liliana: Revitalização da igreja, comprometida com uma visão missionária (teológica e prática). 

Recursos: 

  • Econômicos (para  apoiar as pessoas de dedicação exclusiva).
  • Estrutura (espaços apropriados para formação e acomodação).

Estes são alguns dos desafios que temos na Argentina, e confiamos que o Senhor nos levará a uma mudança de mentalidade com relação a todas as necessidades, para podermos levar adiante a missão que Deus nos confiou. 

 

Abaixo, leia a entrevista em espanhol:

Promessistas.org: ¿Cómo está siendo liderar la iglesia en Argentina? Hay algún desafío mayor por ser mujer.

Ms. Liliana: Liderar la iglesia en Argentina está siendo un gran desafío, siempre estar enfrente requiere una responsabilidad mayor, pero lo que me mantiene siempre enfocada es saber que no se trata de mí, ni de mis capacidades, sino de la voluntad de Dios para su iglesia, y es en esa dependencia que llevamos adelante este servicio, porque servimos al Señor donde él quiere que estemos, donde él quiere usarnos para la gloria de él.

El hecho de ser mujer requiere un desafío mayor, en primer lugar, es entender quién soy en Cristo, y que mas allá del género o cualquier otra condición sirvo hoy en esta función por voluntad del Señor, pienso que siempre tengo que tener presente esto para no bajar los brazos por posibles presiones que se tiene por ser mujer.

 

Promessistas.org: ¿Cuáles son los mayores desafíos de la iglesia en el suelo argentino y como la creación de la AMP nos impactó?

Ms. Liliana: En Argentina se vive en un contexto socio cultural de:

  •   Secularización:es vivir como si Dios no existiera, eso no significa que no crean en la existencia de Dios, pero deciden vivir sus vidas sin tener en cuenta a Dios, y eso se ve mucho en países como Uruguay, Argentina, Chile. No hay un interés en lo espiritual, por lo tanto el evangelio no los atrae, y cuanto mayor el grado de estudio y de nivel económico menos les interesa el evangelio de Cristo. Hay una resistencia a asumir compromisos, para no perder su independencia.
  •   Sincretismo religioso: es una mezcla de creencias, se confunde la verdad con el error. en Latinoamérica se mantiene vigente no solo una larga tradición religiosa sino también una continua mezcla entre religión y el paganismo.

Estos son los desafíos en suelo argentino prepararnos para anunciar el evangelio en este contexto socio-cultural y para eso es necesario la:

  •   Contextualización de la evangelización: no contextualizar es ir contra de la misión de Dios. Para poder conectarnos con las personas, y ellas puedan entender    el mensaje.

La creación de la AMP nos llevó a ver más allá del lugar donde estamos, nos desafió a pensar en grande y creer que se puede crecer en todas las áreas con la ayuda del Señor. Realmente fue una bendición para nosotros, porque nos ayudó a renovar nuestra manera de pensar y ver las cosas.

Promessistas.org: ¿Cuál es el cuadro general de los promesistas en Argentina?

Ms. Liliana: Hoy día contamos con 4 congregaciones en dos provincias de Argentina, y 4 proyectos nuevos de plantación de iglesia. Con un total de 256 registrados y 148 miembros. 3 pastores y 1 misionera que son asalariados. Tambien tenemos a dos pastores que son voluntarios y 1 presbítero.

Promessistas.org: ¿Cuáles son las mayores necesidades de avance de la iglesia?

Ms. Liliana: Revitalización de la iglesia con una visión misionera (falta de que los miembros se involucren en la misión. Una costumbre pastor centrista).

  •     Formación de un liderazgo local comprometido con la misión. (teológico y práctico)
  •         Recursos:

      – Económicos (para mantener a personas que se dediquen de manera exclusiva)

      – Estructurales (espacios acordes para la formación y recepción)

Estos son algunos de los desafíos que tenemos en Argentina, y confiamos que el Señor está llevándonos a un cambio de mentalidad en relación a todas estas necesidades para poder llevar adelante la misión que él nos ha encomendado. 

 

Por: APC Jornalismo. 

Fotos: Promessistas Buenos Aires|Divulgação.

Notícias