Skip to content

Estamos calçados ou somos soldados de pés descalços?

… “e calçados os pés na preparação do evangelho da paz. “ (Ef 6:15)

O soldado cristão deve estar equipado para todas as situações. Assim como um soldado não poderia ir descalço para as batalhas, por que isto feriria os seus pés e o faria vulnerável nas lutas, o cristão não pode negligenciar o uso dos calçados apropriados. Esses calçados eram uma espécie de sandálias de couro e possuíam travas para que ficassem firmes nos locomoções e combates. Os pés formam a base do corpo, por isso deviam estar protegidos em terrenos pontiagudos e firmes em terrenos acidentados e escorregadios. Protegidos para se defender e “preparado” para atacar. Assim o Cristão deve estar protegido no seu dia a dia e de “prontidão” para invadir o reino do mal e libertar os cativos.
Paulo denominou estes calçados de “evangelho da paz”. Evangelho no grego é uma boa nova, uma boa notícia, uma informação importante. No nosso caso, denominamos “evangelho de Cristo”. E quando afirmamos isso, estamos dizendo que o que Ele fez e ensinou é uma boa notícia. Uma boa notícia de um Deus que, por amor; se fez carne, viveu entre nós; revelou, em seus ensinos e ações, como é viver de acordo com a vontade do Pai; pagou o preço pelos nossos pecados, morrendo numa cruz; ressuscitou ao terceiro dia; foi Ascenso aos céus; intercede por nós e voltará. Essas são as melhores e urgentes notícias que as pessoas precisam ouvir. Nenhuma notícia possui maior alegria do que esta, de que o Senhor deseja perdoar os pecados e dar uma vida nova e eterna.
Mas não dá para ir sem primeiro viver. O texto é claro em afirmar de que devemos estar “calçados”, com os pés “revestidos” desse evangelho. Com o evangelho não dá para ser teórico. Ou temos ou não temos. Estamos calçados ou somos soldados de pés descalços. É com os pés que nos locomovemos, e se eles forem figuradamente “revestidos” com o evangelho, nossos passos serão santificados e onde iremos levaremos este evangelho transformador. Será verdade as palavras de Isaías 52.7: “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”
As Palavras de Jesus são transformadoras: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz…” – Jo 16.33. O evangelho é uma pessoa, e esta pessoa é Jesus e somente nEle temos paz verdadeira. O evangelho é da paz, produz paz para quem se dispõe a viver pela fé. O contexto de Efésios 6 é de guerra, mas apesar desse ambiente, num paradoxo, o soldado cristão experimenta esta paz e depois transmite-a. Não sem esforço, porque viver e transmitir este evangelho é uma guerra diária.

Pr. Elias Alves Ferreira integra a equipe do Departamento Ministerial – Convenção Geral

Notícias