Skip to content

Evangélicos de Óbidos, no Pará, constroem casa de madeira para família carente

O grupo “Aventureiros” da Igreja da Promessa instalou um pequeno sistema de energia solar no lugar.

 

Na comunidade Curumu, zona rural de Óbidos, no estado do Pará, um grupo de irmãos promessistas, chamado de “Aventureiros”, tem sido o braço apoiador das ações missionárias da Igreja Adventista da Promessa na cidade. A última grande ação foi a construção de uma casa de madeira para uma família carente que mora na localidade; eles estavam afastados da igreja e, como não conseguiram se manter na sede do município, voltaram para a comunidade.

 

“Ficamos sabendo que nossos irmãos estavam morando em um barraco coberto de palha e paredes improvisadas com lona e pano. Essa realidade nos tocou bastante. Fizemos uma primeira visita para conhecer a realidade e verificamos que o irmão já tinha parte da madeira para construção de uma nova casa, porém, não tinha condições de comprar o telhado, e outros materiais, bem como a mão de obra”, relata o Presbítero Ronilson Vieira, que faz parte do grupo e também da Comunicação Regional. 

A iniciativa de construção, dividida em quatro etapas, agora já alcança cerca de 80% de conclusão, proporcionando uma moradia mais digna para o casal. Foram doados mão de obra e o restante dos materiais, em uma ação que visa glorificar o nome de Jesus Cristo e fortalecer o testemunho da igreja diante dos moradores. Foi instalada junto à obra, um pequeno sistema de energia solar para levar energia aos moradores da casa. 

Quem são os “Aventureiros”

De carro, de barco ou mesmo a pé, o grupo não mede esforços para materializar o amor de Deus por meio de boas obras. Um dos entusiastas dos “Aventureiros” é o responsável pelo campo de Óbidos, o Pastor Alípio Souza. O campo é composto por sete igrejas: quatro na cidade, duas em regiões de planalto (comunidades) e uma ribeirinha. 

Ele contou ao Promessistas.org que o grupo missional faz parte de uma estratégia que dá suporte às Bases Missionárias, o nome dado aos Pequenos Grupos na Convenção Baixo Amazonas. “Aventureiros é porque é a aventura de sair de comunidade em comunidade onde tem nossas igrejas, de carro e de barco; e nesse ano, passamos da parte da evangelização para ajudar as famílias carentes da igreja”.

O líder analisa que além do trabalho de suporte evangelístico e social, eles têm conseguido trazer pessoas afastadas e simpatizantes da igreja para participarem da ação, e com isso, falam de Cristo a elas. “Esse grupo tem trazido pessoas que estavam afastadas da igreja. Aqueles que entendem de alguma área como eletricistas, carpinteiro, pedreiro, ferragem… eles aderem e na hora da comida e do trabalho falamos da graça de Cristo”, explicou.

Alípio ainda relatou que estão programadas para os próximos meses a construção de uma segunda casa e de um templo com recursos e mão-de-obra doada pelo grupo. 

 

ONDE TUDO COMEÇOU

O grupo dos “Aventureiros” surgiu de forma espontânea em 22 de julho de 2022, com o objetivo de dar suporte às missões da igreja local. “Um grupo de alguns irmãos, movido pelo Espírito Santo. Cada um colocando à disposição seus recursos, veículo, dons e talentos para servir o Reino de Deus”, conta Ronilson. O grupo teve um aumento de pessoas, homens e mulheres, que voltaram à igreja por causa da iniciativa.

Muitas são as ações sociais e evangelísticas realizadas por eles. Já foram distribuídas cestas básicas, doações de recursos financeiros para necessitados, pregação do Evangelho entre os ribeirinhos e em comunidades próximas das igrejas, mutirões de limpeza e ajuda em construções em geral, explicou Ronilson.

Os “Aventureiros” não tem um líder específico, mas uma coordenadoria que verifica a disponibilidade de cada “aventureiro e aventureira”, como são chamados os integrantes, sempre com a direção do pastor do campo, que avalia as ações e dá suporte. “As pessoas veem uma igreja alegre, unida, e percebem que a igreja ‘coloca mão no bolso’ para arcar com essas despesas”, uma forma de testemunho que os de fora percebem, contou Alípio.  

Para acompanhar as ações e saber mais sobre o grupo, acesse a página dos Promessista de Óbidos aqui

 

ASSISTA NA TV: 

 

Por: APC Jornalismo. 

Fotos por: Promesistas Óbidos|Reprodução.

Notícias