Skip to content

Expansão: segunda Igreja Adventista da Promessa é aberta em Portugal

Além da abertura do templo, foi ordenado o primeiro presbítero promessista português.

 

A Igreja Adventista da Promessa em Portugal está em expansão. No último domingo, 15 de outubro, foi inaugurada a Promessa Porto, na cidade do Porto, e também foi ordenado o primeiro presbítero português, o irmão Diogo Alexandre. Esta igreja é a segunda comunidade promessista no país, a primeira fica em Setúbal. Na inauguração estiveram presentes o Presidente da Convenção Geral do Brasil, Pr. Adelmilson Julio Pereira; o Tesoureiro da Junta de Missões (JM), Pr.  Alexandre Rodrigues; e o líder responsável pela igreja em Portugal, Pr. José Lima de Farias Filho. 

A inauguração da igreja, que conta com cerca de 25 membros, entre brasileiros e portugueses, é resultado da ação do Espírito Santo, e de uma somatória de esforços realizados com a graça de Deus: quase um ano de discipulado doméstico pelo líder da igreja no país e outros promessistas; da Junta de Missões, da oferta da mão de obra da igreja em Setúbal através do presbítero Nilson, de promessistas do Brasil que ofertaram recursos, além do apoio da Diretoria da Convenção Geral. 

 

O Presidente da Convenção Geral do Brasil e Aliança Mundial Promessista (AMP), Pr. Adelmilson Julio Pereira, contou ao Promessistas.org sobre os bastidores da plantação dessa nova igreja, antes mesmo de haver pessoas para congregar na cidade. “Há alguns anos, estivemos em visita a Portugal, e juntamente com alguns promessistas portugueses, fomos até a cidade do Porto e lá pedimos a Jesus que nos desse uma igreja naquele local. Naquele momento, não tínhamos crentes ali com condições de plantar uma igreja.”

Segundo o líder, os crentes que formam essa segunda igreja procuravam por uma igreja que tivesse o mesmo perfil de fé que eles. Eram jovens que acreditavam no sábado, no batismo no Espírito Santo e na Trindade. Eles encontraram a Promessa pelas redes sociais e, juntamente com outras pessoas portuguesas, receberam assistência do Pr. José Lima. A partir da inauguração do templo, o líder da Convenção Geral acredita que a igreja vai progredir ainda mais no local. “Assim, esta é uma ‘janela’ que se abriu para que o Evangelho avance entre os portugueses”, declarou o Pr. Adelmilson.

Pr. Adelmilson e Pr. Alexandre oram pelo primeiro Presbítero português, Diogo Alexandre.

 

História

Segundo a Junta de Missões, a Promessa do Porto começou como uma comunidade doméstica em 2022, sob a liderança do Pr. José Lima; em 2023, o agora Pb. Diogo Alexandre, se aproximou da igreja e foi recebido como membro na Promessa em Setúbal, em fevereiro, quando o Diretor da Junta de Missões, Pr. João Leonardo Junior, que estava em visita ao país, orou por seu recebimento. Diogo buscava a algum tempo uma igreja que fosse sabatista e pentecostal até encontrar a Promessa. 

Nos últimos 9 meses de 2023, sob supervisão quinzenal do Pr. José Lima, a comunidade doméstica do Porto cresceu e se desenvolveu na Palavra e na comunhão do Senhor. Enquanto isso, a JM trabalhou para encontrar um espaço de culto adequado às leis portuguesas, e com o apoio financeiro de vários promessistas, foi possível a abertura da nova porta para pregação do Evangelho em solo lusitano. O líder da Junta de Missões, Pr. João Leonardo Junior, agradeceu à força-tarefa que tornou possível a inauguração da igreja.

“Reconhecemos a ação direta do Espírito Santo em todas as ações missionárias no Porto, desde a formação do grupo base na igreja doméstica, até a chegada do irmão Diogo Alexandre, agora presbítero. Agradecemos imensamente ao pastor José Lima que sempre acreditou no projeto e à Diretoria Geral pela disposição em caminhar conosco. Agradecemos também à amada igreja de Setúbal que voluntariamente se dedicou nos preparativos e apoio ao projeto missionário.”

 

O Pr. José Lima atribuiu a abertura da igreja na cidade do Porto, a segunda maior do país segundo ele, a uma ação clara de Deus, e que testemunhar esse fato trouxe muita alegria ao seu coração. Ele agradeceu aos parceiros dessa plantação. “Para o louvor de Jesus, devo dizer que este projeto tem o total apoio da Junta de Missões e de vários irmãos aí do Brasil e aqui da Europa, especialmente da IAP SETÚBAL”.

Com a inauguração da Promessa Porto, o Pr. José Lima ficará responsável pelas duas igrejas no país, e o Pb. Diogo será o pastor auxiliar na nova comunidade. “A IAP PORTO começa com aproximadamente 25 pessoas, gente que já participou dos cultos domésticos iniciais e que agora estará se adequando a um espaço público; mas a perspectiva é de mais pessoas que residem em zonas circunvizinhas ao Porto; além disso, há alguns portugueses que estão no radar da igreja para possíveis abordagens evangelizadoras”, completou.

 

Por: Agência Promessista de Comunicação – APC/Jornalismo. 

Com informações: Junta de Missões.

Fotos por: Juntas de Missões/Reprodução.

Notícias