Skip to content

Fé e ação

O apóstolo Tiago nestes versículos leva-nos a refletir sobre como ser um cristão autêntico. É fácil para a comunidade cristã afirmar que ser Cristão é ser parecido com Jesus Cristo e seguir os seus ensinamentos. No entanto, praticar o cristianismo pedido e ensinado por Cristo exige renúncias, bem como, a tão falada palavra “empatia”.

Muitas vezes somos levados pelo comodismo e não conseguimos enxergar as necessidades básicas do outro, ou seja, o alimento, a roupa, o calçado, entre outras coisas. Levamos o alimento espiritual e esquecemos- nos do que está escrito em Tiago 2:14-26“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: ‘Você tem fé; eu tenho obras’. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu  ilho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça’, e ele foi chamado amigo de Deus. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta”.

Outras vezes, somos tão ousados, que justificamos a nossa falta, afirmando que as obras não salvam. É certo que apenas Jesus Cristo salva, foi Ele quem derramou seu precioso sangue por nós e nenhuma obra humana pode libertar e salvar os que se acham perdidos. Todavia, precisamos entender que as boas obras foram preparadas para os salvos e que a fé sem as obras, é morta em si mesma. Sendo assim, despertemo-nos!

Você sabia que a humanidade está passando por um momento de crise? Que neste exato momento, pessoas estão morrendo de fome, perdendo seus empregos e sendo despejados de suas casas? É tempo de agirmos, não precisamos de muito. Usando o que temos, é possível fazermos a diferença e verdadeiramente seguirmos os ensinos de Jesus.

Notícias