Junto com Maria Juelina, Lucas Oliveira e sua irmã, Lorena Oliveira, também confessaram a Cristo publicamente.
Maria Juelina, de 40 anos, é fruto do trabalho evangelístico do Pequeno Grupo na Praça, uma iniciativa da Igreja Adventista da Promessa de Maricá (RJ) que durou sete meses. Nesse período, foram realizados encontros na Praça do Parque Nanci. Maria foi convidada pelo irmão Jeferson e pela irmã Raphaella e participou ativamente desses encontros, sempre acompanhada de sua filha Helena. Com o tempo, começou a frequentar os cultos aos domingos, aceitou a Cristo, passou por estudos preparatórios para o batismo e, junto com os irmãos Lucas Oliveira, de 13 anos, e Lorena Oliveira, de 11 anos, foi batizada na Cachoeira do Espraiado, na cidade de Maricá (RJ), no dia 16 de novembro.
“Sempre fui uma pessoa com muita fé em Deus, mas nunca tive o hábito de frequentar a casa do Senhor. Até que o Jeferson, um amigo do trabalho, convidou a mim e ao meu esposo para fazermos uma visita à igreja, participando dos encontros das PGs”, relatou Maria.
Em um culto, após a pregação, ela se sentiu tocada pelo Espírito Santo durante o apelo, levantou as mãos e recebeu o Salvador. “Desde o início, fui me identificando com todos. É um lugar acolhedor, como se fossem amigos de longa data! Conforme fui frequentando os PGs, senti que poderia ser mais do que uma visitante. Então, percebi que era o momento de aceitar Jesus.”
Dias depois, iniciou-se um estudo bíblico com os três candidatos ao batismo, abordando pontos importantes da doutrina, fortalecendo a fé de cada um. Maria descreveu: “Quando recebi o convite para o batismo, fiquei um pouco em dúvida se era a decisão certa naquele momento. Mas, com o incentivo do meu esposo, me senti preparada, senti que estava pronta. Hoje, sinto uma gratidão imensa. Estou muito feliz com esse grande passo que dei na minha caminhada com Deus.”
RESISTÊNCIA E FÉ
Lucas e Lorena frequentam a Promessa Maricá há pouco mais de três anos. São filhos de Priscila, batizada em 2022. Desde cedo, Lorena desejava o batismo e aguardava ansiosamente por esse momento. Lucas relutava, pois ainda não tinha convicção em sua fé. Com o tempo, o estudo da Palavra e a leitura do livro “A Fé que Professamos” transformaram seu coração, levando-o à decisão de se batizar.
“Para mim, foi uma experiência muito especial”, contou Lorena. “Desde que minha mãe se batizou em 2022, eu senti o desejo de me batizar também. Foi um momento muito bom, e eu adorei.”
Lucas relatou sua resistência inicial: “Quando minha mãe se batizou, foi a primeira vez que tive um contato real com isso, e eu decidi que também queria. Nosso querido pastor deu uma aula extensa para a gente”, relembrou. “No início, eu não aceitei, fui um pouco mais racional do que minha irmã. Depois, pensei melhor, aceitei e me batizei. Foi uma experiência muito boa, e acredito que deveria ser assim para todos.”
TESTEMUNHO DA TRANSFORMAÇÃO DO EVANGELHO
O pastor titular da igreja, Gabriel Pereira, expressou sua imensa alegria no batismo dos três novos discípulos. Ele explicou a caminhada de Lucas e Lorena e como o Espírito Santo trabalhou em seus corações. Para ele, batizar adolescentes foi uma experiência diferenciada, considerando a jornada com Deus que os jovens ainda vão percorrer.
“Apesar de jovens, eles são extremamente comprometidos com o evangelho e com o serviço na Igreja. Fazem questão de estar presentes e participar de tudo.”
Ao relatar o batismo de Maria, Gabriel destacou o compromisso coletivo da Promessa Maricá com o trabalho missionário. “Não era fácil ir à praça todos os sábados no final do dia, organizar lanche, palavra, quebra-gelo e louvores. Tínhamos ainda a tarefa de separar as atividades para o público adulto e os adolescentes/crianças. Foram sete meses de trabalho intenso.”
Ele recordou o momento em que Maria começou a frequentar a igreja e aceitou a Cristo, durante uma pregação sobre o encontro de Jesus com os discípulos sobre as águas (Mateus 14:22). “No final, fiz o apelo, e a Maria levantou as mãos. Naquele instante, o sentimento era de que tudo tinha valido a pena”, testemunhou. “A Igreja se levantou e fez a sua parte, enquanto o Espírito Santo tocou o coração da Maria e a convenceu. Deus nos chama para caminhar lado a lado com Ele nessa missão.”
O presbítero Roger Lacerda, que auxiliou nos estudos e no batismo, também testemunhou a ação de Deus na vida dos batizados. “Poder acompanhá-los e, já nos estudos, perceber a ação de Deus em seus corações, por meio do compromisso com os dias e horários estipulados, a felicidade de estar ali e a expectativa pelo dia do batismo, que foi repleto de festa. Nossos corações se encheram de felicidade ao vê-los confessarem publicamente que Jesus Cristo é o Senhor de suas vidas”, afirmou.
MOMENTO MARCANTE
O batismo de Maria, Lucas e Lorena foi um momento marcante e significativo para a Promessa Maricá, um testemunho vivo do poder do evangelho em transformar vidas. Durante a cerimônia, o Pr. Cláudio Duarte, que será futuramente o pastor da igreja, trouxe uma reflexão bíblica, o grupo de louvor conduziu os cânticos e o Pr. Gabriel realizou o batismo junto com o presbítero Roger. No dia seguinte, os novos batizados participaram da Ceia do Senhor junto com toda a igreja.
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC).
Com informações e fotos: Comunicação Convenção Rio de Janeiro|Promessa Maricá.