Skip to content

Há 114 anos, numa noite de Natal, o Pastor João Augusto da Silveira converteu-se a Cristo

Num áudio do fundador, é possível ouvir a recordação de sua conversão, também marcada pela entrega de uma Bíblia, dada ao líder na manhã de 25 de dezembro.

 

Era a noite de Natal de 24 de dezembro de 1909. O Pastor João Augusto da Silveira, então com 16 anos, foi convidado a participar pela primeira vez de um culto evangélico, o primeiro de muitos que marcou o “nascimento do Salvador” em seu coração. O fundador do promessismo recebeu o convite do Senhor Felix Emiliano do Nascimento Abreu para visitar a Igreja Presbiteriana Independente de São Luís (MA).

 

No documentário “Rota 32: O Caminho do Avivamento”, da TV Viva Promessa, é possível ouvir um áudio sobre essa data especial (o trecho está no vídeo acima, entre 34min e 42min), quando o Pr. João Augusto completou 50 anos de convertido em 24 de dezembro de 1959. Na noite de celebração, o líder tinha 20 minutos para relembrar o início de sua fé. Na ocasião, ele já tinha 66 anos, faltavam cerca de 9 anos para sua morte, e ele testemunhou:

“Eu não vim aqui, caros irmãos, para tomar a glória de Jesus Cristo que é celebrado pelo mundo cristão, e que não é desconhecida por nós também aqui. Estamos aqui para um sermão referente à obra de Cristo, pelo seu nascimento em Belém, que o mundo celebra hoje”, disse o pastor, que ao longo de sua jornada sempre enfatizou a obra do Salvador.

A lembrança de sua conversão também é marcada pela entrega de uma Bíblia, dada ao líder no outro dia, pelo mesmo senhor que o convidou para assistir ao culto, como o próprio pastor conta no áudio do documentário: “No domingo pela manhã, 25 de dezembro daquele ano, ele me presenteou com uma Bíblia, assinou com sua dedicação o seu nome: Félix Emiliano do Nascimento Abreu – São Luís do Maranhão, 25 de dezembro de 1909.”

 

UMA DATA INESQUECÍVEL

João Augusto explicou ainda que essa atitude o levou à fé em Jesus e o fez frutificar de uma forma que nem aquele senhor que o convidou e lhe deu uma Bíblia poderia compreender naquele momento, e nem mesmo ele, mas as gerações futuras entenderiam. Diante de tal graça, o fundador ressaltou: “Por que Jesus mesmo mais tarde disse, como lemos em sua palavra: ‘Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.’ Como poderia esquecer aquele acontecimento, aquela data histórica para mim?”

Após 114 anos, ao olharmos para aquela experiência do culto e da Bíblia presenteada, vemos que, com todas as limitações, a Igreja Adventista da Promessa tem se sustentado pela Palavra de Deus e se solidificado na união dos crentes em Jesus. Aprendemos também com o senhor Felix que devemos sempre presentear com a Bíblia, o livro que leva a verdadeira mensagem do Menino de Belém, a todos que encontramos em nossos caminhos. Olhar esse episódio centenário lembra-nos que a pequena semente de mostarda floresceu e continua gerando muitos frutos (como vemos em algumas fotos abaixo).

1º Congresso de Mulheres em Moçambique. 
Dia do Jovem Promessista, Curitiba (PR). 
Batismo em Iturama (MG), 2023.

 

Por: APC Jornalismo. 

Fotos por: Agência Promessista de Comunicação/Divulgação.
1º Congresso de Mulheres em Moçambique. Foto: Junta de Missões/Reprodução.

Dia do Jovem Promessista 2023. Foto: MJ Sul/Reprodução.

 

Notícias