Skip to content

Harmonia na família

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Salmos 127:1

Quando falamos em família, lembramos que é projeto de Deus. Nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, vemos a narrativa da criação e nela está o sonho de Deus, que criou homens e mulheres para viverem juntos em harmonia, em família.

A harmonia, a paz e a ordem requerem um diálogo aberto e claro entre os membros da família. Devemos promover conversas para que os nossos descontentamentos sejam expostos, assim como compartilhar ideias e opiniões nas tomadas de decisões familiares. Desde pequenos, os filhos têm muito a contribuir. Efésios 4:29-32, nos ensina a ter um diálogo encorajador em família.

Para que o nosso lar seja harmonioso devemos reconhecer e valorizar as diferenças individuais; é necessário permitir que cada um tenha a liberdade de expressar sua própria habilidade e capacidade dentro dos limites das regras familiares.

Precisamos priorizar os momentos de bom humor, assistir filmes juntos, realizar passeios, entre outras atividades.

Apesar da correria do dia a dia, os pais precisam dispor de tempo com qualidade para estar com os filhos, dando a devida atenção e ouvindo os seus anseios, sonhos e dificuldades. É importante que os filhos saibam que podem contar com os seus pais a qualquer momento.

A nossa família é o nosso maior patrimônio. Todo investimento feito na família vale a pena.

O salmista nos diz no capítulo 127:1 que o Senhor tem que edificar a casa, a família. Deus tem que ser o construtor deste agrupamento de pessoas que vivem juntas. Vivendo em amor e harmonia, assim como amor de Jesus por nós, verdadeiro e incondicional.

Elizete da Silva Soares, pedagoga, pós-graduada em docência na educação infantil. Casada com Rinaldo Patrício Soares, mãe do Gabriel e Isabela. Serve a Deus na Iap de Barão Geraldo. Líder do ministério de mulheres da convenção paulista.

Notícias