O incidente ocorreu na tarde dessa segunda-feira (03), e, apesar da gravidade, o fogo foi totalmente controlado e pela graça de Deus não houve vítimas.
Um incêndio atingiu a fachada do templo central da Igreja Adventista da Promessa, no bairro do Marco, em Belém, na tarde desta segunda-feira (3/nov). Apesar da gravidade do incidente, o fogo foi totalmente controlado minutos após o início, por volta das 15h. Pela graça de Deus, não houve vítimas. As causas do incêndio serão apontadas em laudos técnicos que serão emitidos pelas autoridades competentes nos próximos dias.
Em obras há cerca de três anos, segundo o superintendente regional da Convenção Norte e Pastor local, Francileu Sousa, os danos foram apenas materiais e chegam a aproximadamente R$ 150 mil.

“A gente vem, ao longo de três anos, fazendo campanhas com os fiéis, que vêm dando sua oferta, batalhando, e a gente concluiu essa fachada — para nós era uma grande conquista, uma grande alegria”, explicou em entrevista à TV Liberal, afiliada da Rede Globo, Pr. Francileu.
Ao Jornal Diário do Pará ele disse:
“Nós agradecemos a Deus por não ter permitido o pior, de ter pessoas no local. E agora a gente vai começar do zero. Que Deus tenha misericórdia de nós. Essa igreja aqui na Duque, ela tem sido uma porta de salvação, nós já estamos aqui há mais de 63 anos pregando a palavra de Deus, uma porta aberta para a salvação de pessoas, cura, libertação, e a gente sabe que em tudo Deus tem um propósito”, concluiu.

Também em entrevista ao telejornal JL2, o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, informou que “o incêndio atingiu apenas a parte elétrica, e é possível perceber que foi só na fachada; a parte interna da igreja não foi afetada em nada”. O relato reforça o livramento concedido por Deus, visto que os danos se restringiram à parte externa do templo, conclui em nota a Diretoria Regional.
Assista à matéria no Globoplay: https://globoplay.globo.com/v/14067082
Gratidão e esperança
O templo, local de tantos eventos e programações regionais, está situado na Avenida Duque de Caxias, esquina com a Travessa Vileta, uma das principais vias de acesso da capital paraense, e existe há mais de 60 anos.
Na manhã desta terça-feira (4), a Convenção Regional Norte divulgou nota nas redes sociais informando que a igreja, por meio de seus representantes legais, está prestando toda a colaboração necessária às autoridades e aguarda os laudos que deverão apontar as causas do ocorrido. O comunicado também ressalta que o fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e que, graças a Deus, não houve vítimas.
A nota manifesta gratidão pelo apoio de irmãos, pastores, líderes e amigos que demonstraram preocupação e se uniram em oração. Reforça, também, o pedido de contínua intercessão pelos promessistas do Marco, para que o Senhor — dono do ouro e da prata — abençoe os irmãos e levante doadores para a reconstrução do local de culto ao Senhor.

Nota na íntegra
A Convenção Regional Norte das Igrejas Adventistas da Promessa informa que, na tarde desta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, ocorreu um incêndio que atingiu parte da fachada do templo central da Igreja Adventista da Promessa do Marco, localizado na Av. Duque de Caxias, nº 669, bairro Marco, Belém (PA).
O fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e, graças a Deus, não houve vítimas. A Igreja, por meio de seus representantes legais, está prestando toda a colaboração necessária às autoridades competentes, aguardando os laudos técnicos que deverão apontar as causas do incidente.
Em entrevista ao Jornal Liberal, o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, informou que “o incêndio atingiu apenas a parte elétrica, e é possível perceber que foi só na fachada; a parte interna da igreja não foi afetada em nada”.
Essa declaração reforça o livramento concedido por Deus, visto que os danos se restringiram à parte externa do templo.
A Convenção Regional Norte manifesta profunda gratidão ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará pelo pronto atendimento e pela eficiência na contenção do incêndio. Expressamos também nosso agradecimento à Defesa Civil, aos demais órgãos públicos, profissionais técnicos e equipes de imprensa pelo apoio, solidariedade e assistência prestados durante e após o ocorrido.
Reiteramos nossos sinceros agradecimentos a todos os irmãos, pastores, líderes e amigos que demonstraram preocupação e se uniram em oração. Pedimos que continuem intercedendo para que, em breve, nossos irmãos da Igreja Adventista da Promessa do Marco possam retomar plenamente suas atividades de adoração ao Senhor e evangelização.
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)
Atenciosamente,
Diretoria da Convenção Regional Norte das
Igrejas Adventistas da Promessa
Texto: Agência Promessista de Comunicação (APC)
Foto de capa: Diário do Pará/Ricardo Amanajás









