1. Mais conteúdo: baixe os slides desta lição (link:http://portaliap.org/licao-para-viver-bem-slides/). Veja também os comentários adicionais, no Portal IAP (link:303-2013-Jan-Mar_COMENTARIOS-ADICIONAIS.pdf“>) e traga mais conteúdo para a sua aula.
2. Para introduzir a aula, sugerimos uma simples dinâmica:
Material: Jarra transparente contendo água cristalina, cinco copos descartáveis cada um contendo os seguintes produtos: café, areia, colorau, pedregulhos, papel picado. E uma canetinha ou pincel.
Procedimento: Escreva nos copos descartáveis com a canetinha ou pincel as seguintes coisas: idolatria, mentira, avareza, imoralidade sexual, farra. Em seguida, para ilustrar o processo de “contaminação”, apresente a jarra transparente, cheia de água. Diga que ela representa a vida daquele que foi lavado e remido pelo sangue de Jesus e que, agora, caminha em santificação. Depois, derrame os produtos sucessivamente dentro da jarra e fale sobre o perigo de se descuidar e se contaminar com os pecados “mais comuns” de nossa sociedade.
3. Para auxiliar na discussão do primeiro tópico, Muito cuidado com as armadilhas!, apresentamos um texto que pode ser lido ou apresentado em PowerPoint que foi extraído e adaptado do seguinte endereço: instituto.antropos.com.br/index.
“A cultura do Reino de Deus é baseada na autoridade e governo de Deus, e os padrões do Reino de Deus são totalmente opostos aos reinos deste mundo. Os padrões do Reino de Deus são duradouros e não se degeneram com as adaptações da modernidade. O povo de Deus precisa ser capaz de rejeitar atitudes e padrões que não são pertinentes ao Reino de Deus. (…) a contracultura cristã está relacionada às pessoas ou grupos de pessoas cujo comportamento é contra aquilo que está numa cultura geral. Contracultura é a atitude de uma pessoa ou de um grupo, cujo comportamento vai contra aquilo que é parte da cultura geral. A contracultura se opõe ao que é normal e habitual em determinada cultura. A contracultura cristã apresenta um padrão cristão, onde o caráter do cristão deve ser totalmente diferente daqueles admirado e vivido pelo mundo, sendo que o caráter do cristão foge do esquema cultural do mundo em geral.”
4. Para contribuir com a discussão do assunto do segundo tópico, Muito cuidado com a ingratidão!, sugerimos que você utilize histórias verídicas de pessoas que abandonaram a fé, após prosperarem financeiramente. Algumas histórias podem ser encontradas no seguinte endereço: noticias.gospelmais.com.br. Após apresentar os casos, faça as aplicações mais relevantes possíveis.
5. Você poderá, ainda, fazer um exercício com os alunos utilizando apenas folha de papel e caneta. É muito simples: basta entregar uma folha de papel e uma caneta a cada um dos participantes e pedir que façam uma relação de todas as coisas boas que Deus operou em suas vidas desde que se converteram a Cristo. Após alguns minutos, motive-os a compartilharem alguns benefícios listados e a dizerem o quanto são agradecidos.
- Início
- Quem somos
Quem somos
A DENOMINAÇÃO
NOSSA HISTÓRIA
DIRETORIA EXECUTIVA
- Ministérios
Ministérios
Secretarias
- Notícias
- Lições Bíblicas
- Downloads
- TV Viva Promessa