Aqui, vamos sugerir a você, querido professor da Escola Bíblica, algumas dicas para a ministração da segunda lição da série “Salvos pela Graça”. São apenas dicas. Possivelmente você não conseguirá usar todas, por tanto, selecione e use aquelas que você julgar mais interessante, adaptando-as a realidade de seus alunos.
- Professor, é importante que você comece a sua aula convidando os alunos a olharem o mapa que expõe o “caminho da salvação”, que está nas páginas 6 e 7 da lição bíblica e também nos slides disponíveis no site portaliap.com.br na página criada para professores e coordenadores da Escola Bíblica. Leve-os a localizar visualmente, a parte do mapa que se refere ao estudo da semana, a saber: a “Queda”.
- Pesquise algumas tragédias que ocorreram na história da humanidade e, no início da aula, apresente para aos alunos alguns números assombrosos, como quantidade de mortes nesses acontecimentos. Pergunte para a classe, se alguém se lembra de alguma catástrofe recente que dizimou muitas vidas. Termine mostrando que a pior tragédia da humanidade é o pecado. Leve-os a pensar sobre isso.
- No tópico 1 do comentário, que tem por título “A queda dos seres humanos”, é bom você trabalhar bem a ideia do livre arbítrio que Deus deu aos humanos. Para isso, temos uma dica: Comente com a classe a diferença entre o computador e o ser humano. O computador só faz aquilo que é programado a fazer. Ele não é livre para fazer escolhas. Mas Deus deu a nós a capacidade de ser livre para escolher, isso é livre arbítrio. As aplicações podem ser diversas.
- Ainda neste tópico da lição, para falar sobre a tentação enfrentada por Adão e Eva, sugerimos o uso de um vídeo disponível na internet pelo site YouTube, e que pode ser acessado através do link: http://www.youtube.com/watch?v=zu5F_kXyRwk. Você pode fazer o download e passar para os alunos verem. Este vídeo trata-se de um teste feito nos Estados Unidos, em que algumas crianças receberam 1 marshmallow e podiam come-lo, mas se resistissem por 15 minutos ganhariam outro. Após esses 15 minutos, os que resistiram ganham outro marshmallow.
- Para o momento das perguntas (se você for utilizá-las), queremos lhe sugerir que faça algo diferente na quarta pergunta. Nesta pergunta, divida os alunos em grupos pequenos, de três ou quatro pessoas, e peça para os irmãos refletirem sobre o assunto da questão, que tem como base o item três do comentário da lição. Provoque-os a pensar sobre a vida humana antes e depois do pecado. Pergunte: Quais são as principais diferenças da vida de Adão e Eva no Jardim do Éden antes do pecado para a vida que vivemos hoje? Dê cinco minutos para que conversem, e, depois, mais cinco minutos para que os grupos possam compartilhar os resultados da discussão.
- Agora, se você quiser que sua aula fique inesquecível, temos uma dica bem simples, mas que pode fazer toda diferença. Como a lição em questão está ligada com o pecado de Adão e Eva, que consistiu basicamente em comer o famoso “fruto proibido”, se puder, compre algumas frutas (pode ser maça), então, antes do início da aula fique na porta da igreja ou na entrada da sala de aula e entregue uma fruta para cada aluno que for chegando. Isso despertará o interesse e a atenção deles para aula. Importante: lembre-se de explicar que o fruto não era uma maça. Lembre-se, também, de explicar o porquê “não comer o fruto” era tão importante. O que estava por trás da ordem dada por Deus?
- Não se esqueça de dedicar uma atenção especial à última parte da lição “Minha decisão”. Desafie os alunos a se comprometerem com o conteúdo proposto e, sempre inicie as aulas seguintes, questionando sobre a realização do desafio da semana anterior.
Não se esqueça de orar por sua aula, pois, no final das contas, quem é capaz de fazer os resultados pretendidos serem alcançados é o Espírito Santo.
É isso. Que Deus o abençoe e lhe use!