Skip to content

Lição Salvos pela Graça | DICAS PARA AULA – LIÇÃO 05: “A Loucura da Pregação"

  1. Faça novamente referência ao “mapa da salvação”, que ajuda o aluno a fixar a ideia do “caminho da salvação” e a se situar no assunto estudado; também o auxilia a saber que está neste “caminho”.

 

  1. Leve uma caixa de presente bem bonita e deixe em lugar visível, já no início da aula, para despertar o interesse dos alunos. Inicie a aula normalmente, sem falar nada sobre o presente, a princípio; aguarde para retomá-lo no momento oportuno.

 

  1. Falando sobre a “loucura da pregação”, reflita com a classe sobre a visão da mídia sobre os evangélicos. Fale aos alunos sobre o que as pessoas de hoje pensam sobre: acreditar que Deus criou todas as coisas; oração; acreditar na ressurreição, etc. Pergunte aos alunos sobre o que é visto sobre os evangélicos na mídia em geral (novelas, outros programas na TV etc). Como os outros nos veem? Aproveite e pergunte: Quem já foi questionado por pessoas próximas sobre sua fé?

 

  1. Na parte I (Para meditar), combine, antecipadamente, com dois alunos que o auxiliem neste momento. Diga-lhes que um concordará com a sua explicação e o outro, não. Neste momento da lição, chame os dois alunos à frente, leia e explique o versículo encontrado em João 3:16 rapidamente. Na sequência, conforme foi combinado, um dos alunos concordará plenamente com a explicação e aceitará Jesus; o outro duvidará, e, embora tenha compreendido, não aceitará, nem dará importância ao assunto. A partir dessa encenação, pondere com a classe que a mensagem foi transmitida da mesma forma e questione por que um aceitou e o outro não. Relacione isso com a pregação do evangelho: diga aos alunos que esta é tarefa humana, mas o convencimento é ação do Espírito Santo.

 

  1. Escolha 6 alunos e solicite ajuda (alguns dias antes) para que cada um se responsabilize em falar sobre as seguintes subdivisões: 1. O propósito da pregação; 2. O persuasor na pregação; 3. A prioridade na pregação; 4. O alcance da pregação; 5. O instrumento da pregação; 6. O assunto da pregação. Cada aluno deverá respeitar o tempo estipulado, sendo que você fará as ponderações cabíveis entre as falas dos alunos.

 

  1. Na parte II (Para praticar), na primeira aplicação, retome o que foi encenado na dica 4, enfatizando que o convencimento só é possível com a atuação do Espírito Santo.

 

  1. Na parte II (Para praticar), na segunda aplicação, você deverá pegar a caixa de presentes trazida no início da aula e perguntar à classe por que ninguém pegou o presente para si, já que este estava à disposição, todo o tempo. Possivelmente, os alunos dirão que não sabiam, que ninguém os avisou. Então, faça a comparação com o presente da salvação, que está disponível a todos, mas precisa ser ofertado através da pregação do evangelho pelos crentes. Dê ênfase à responsabilidade que temos de pregar o evangelho, em tempo e fora de tempo, sem fazer acepção de pessoas, crendo que o convencimento vem da parte do Espírito Santo. Dessa forma faça a conexão com a parte final “Minha decisão”.

 

Notícias