Skip to content

340 milhões de cristãos são perseguidos no mundo, divulga Missão Portas Abertas

Cerca de 340 milhões de cristãos são perseguidos, presos e mortos por causa da fé cristã, revela a Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021, da Missão Portas Abertas, instituição que monitora e ajuda a igreja que sofre pelo mundo. Os números correspondem à hostilidade enfrentada em 50 países de diversos continentes, revelados no último dia 13 de janeiro, pela agência cristã.

Alguns dados mostram como os discípulos e discípulas de Cristo têm sofrido pelo mundo, sem esmorecerem na fé. A LMP coletou dados no período de 1 de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020, e foi detectado um aumento de 60% de cristãos mortos. Em 2020, eram 2.983; em 2021, são 4.761. Outros dados importantes referem-se a cristãos detidos, condenados e presos sem julgamento. Em 2020, eram 4.811; agora, 4.277, uma pequena redução. Já sobre igreja e outras propriedades cristãs atacadas, a LPM informa queda acentuada: 9.488, em 2020, e 4.488, em 2021.

Os pesquisadores da Portas Abertas constataram que, em países de perseguição extrema e severa, houve um aumento da opressão aos cristãos, desde que a pandemia da Covid-19 começou.

Criada a partir de 1993, a Lista Mundial de Perseguição revela, anualmente, os 50 países onde os cristãos morrem, são presos injustamente, têm seus bens e propriedades confiscados e destruídos, além de serem impedidos de proclamar a fé publicamente.

São usados critérios como: cristãos impedidos de escolherem sua fé; perseguição por meio da família; preconceito e discriminação comunitária, e nações que não garantem a liberdade religiosa. A pesquisa é auditada pelo Instituto Internacional de Liberdade Religiosa (IIRF), entidade composta por diversos estudiosos de liberdade religiosa no mundo. A LMP traz, encabeçando a lista, dez países onde e mais difícil viver o cristianismo: 1. Coreia do Norte; 2. Afeganistão; 3. Somália; 4. Líbia; 5. Paquistão, 6. Eritreia; 7.Iêmen; 8. Irã; 9. Nigéria, e 10. Índia.

Dos 50 países presentes na LMP, a Igreja Adventista da Promessa tem igrejas na Nigéria (9º lugar); na Índia – (10º lugar); na Colômbia (30º Lugar); no Nepal (34º lugar), e em Moçambique (45º lugar). A Junta de Missões da Igreja Adventista da Promessa informa que cada país, com sua peculiaridade, tem seus desafios aos promessistas presentes ali. A entidade missionária promessista, destaca que no Nepal, a família de um missionário local está lutando para plantação de uma Promessa neste país.

Nas Lições Bíblicas, desde o terceiro trimestre de 2020, o “Momento Missionário” reflete sobre os cristãos que sofrem e alerta para a importância de orar e contribuir para a obra do Mestre.

O internauta que deseja conhecer a Lista Mundial da Perseguição pode acessar o site: https://www.portasabertas.org.br/lista-mundial/downloads-lista-da-perseguicao e baixar e-book, infográfico e mapas, com a lista de países completos e todas as informações sobre a igreja que sofre.

Notícias