Skip to content

Mês da criança promessista: saiba as ações do MCA da Convenção Geral

Em entrevista ao Promessistas.org, a Dsa. Márcia Rizzi, líder do ministério desde julho de 2022, falou sobre ebook com diretrizes para um Culto Especial e Projeto de Oração para outubro.

O mês de outubro é considerado o “Mês da Criança Promessista”, e em 2022, o Ministério de Crianças e Adolescentes da Convenção Geral das Igrejas Adventistas da Promessa (MCA) disponibiliza, pelo menos dois materiais, para serem utilizados durante o período. O Programa “Filhos do Reino”: uma sugestão de programação para o dia 12 de outubro, em que se comemora o Dia das Crianças no Brasil, e a “Semana de oração”, que acontece de 09 a 15 de outubro, para pais e líderes do MCA.
Em entrevista ao Promessistas.org, a Dsa. Márcia Rizzi, líder do ministério, contou sobre essas iniciativas. “Entendo que muitos MCA’s contemplam em seu planejamento anual, um momento especial com as crianças no mês de outubro, porém, nossa intenção é colaborar com mais uma possibilidade”.

 

A Dsa. Márcia Rizzi é a nova líder do MCA, desde julho de 2022, mas que colabora no ministério desde 2020. Formada em Pedagogia e Teologia, e membro da Promessa Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), ela falou sobre os desafios à frente do ministério geral, dos projetos que pretende tocar com a equipe e contou um pouco sobre sua trajetória até chegar no MCA Geral. Ao longo de mais de 20 anos, esteve envolvida em trabalhos do MCA da Convenção Sul. “Pude conviver e aprender com grandes servos de Deus, dedicados e comprometidos com a obra e com a evangelização de crianças e adolescentes”. Isso lhe deu experiência na área, e conhecimento que pretende usar no novo posto: “Foram anos de dedicação, passando por todas as faixas etárias como professora”. Confira a entrevista:

 

Promessistas.org: Dsa. Márcia Rizzi fale um pouco sobre sua trajetória até chegar no MCA.
Dsa. Márcia Rizzi: “Conheci a Igreja Adventista Promessa em 1990. Em 1991 participei do Primeiro Grande Encontro ocorrido na Convenção Sul, um momento de avivamento na igreja no qual tive a graça de receber o batismo no Espírito Santo. Em 1992 fui batizada nas águas e a partir daí meu desejo de conhecer e servir ao Senhor foi multiplicado.

No ano de 1994 fui convidada a colaborar no MCA (anteriormente denominado de DIJAP) da 1ª Promessa no Prado Velho, em Curitiba (PR), onde congregava. Iniciei, observando uma professora muito experiente, a Dsa. Consuelo Casimiro (in memorian) e me encantei logo de início. O cuidado e amor por cada criança, a maneira como contava as histórias e verdades bíblicas para os pequenos despertou em mim algo que não tinha sentido antes e a sensação de pertencimento a esse ministério só aumentou.

Foram anos de dedicação, passando por todas as faixas etárias como professora, na liderança do MCA local, nas Promessas de Pinhais e São José dos Pinhais, e na liderança do MCA Convenção Sul alternando entre colaboradora e líder durante os anos de 1999 a 2019. Durante todo esse período pude conviver e aprender com grandes servos de Deus, dedicados e comprometidos com a obra e com a evangelização de crianças e adolescentes.

Nesse período também tive a oportunidade de obter a formação em Pedagogia e Teologia o que contribuiu para o aperfeiçoamento do serviço na casa de Deus. Em 2020 fui convidada para colaborar no MCA Geral e em julho de 2022 para assumir a liderança do ministério.

São muitos os desafios, mas aos poucos estou conhecendo a realidade das Convenções e me aproximando dos líderes para ajudar no que for possível. Um dos pontos cruciais é o tempo, por não se tratar de uma função de dedicação exclusiva, a gestão do tempo torna-se imprescindível para conciliar o trabalho secular e a liderança do Ministério. Creio que, somente com a ajuda de Deus, é possível desenvolver um trabalho relevante de forma a contribuir com o Reino”.

[Baixe o material para o Culto Especial do MCA.]

 

Promessistas.org: Quais ações do ministério para esse mês de outubro, dia da Criança Promessista.
Dsa. Márcia Rizzi: “Desde 2020, por iniciativa do Pr. Luis Camargo líder do MCA Geral na época, temos algumas sugestões de programas para mobilizar os MCA’s locais:
Agosto – Programa Filhos da Promessa (ênfase na busca do Espírito Santo).
Setembro – Programa Filhos da Missão (ênfase em missões: orar, contribuir e ir).
Outubro – Programa Filhos do Reino (ênfase na valorização da criança e do adolescente como membros do corpo de Cristo).
Para cada programa há um ebook explicativo que subsidia as ações.

Para o mês de outubro, todas as lideranças das convenções já receberam o ebook com a sugestão do programa, composto por um momento de culto à Deus, louvor, oração, que poderá ser acrescido de momentos de brincadeiras e socialização. Entendo que muitos MCA’s contemplam em seu planejamento anual um momento especial com as crianças no mês de outubro, porém, nossa intenção é colaborar com mais uma possibilidade, caso seja necessário.
Além do Programa Filhos do Reino, propomos uma semana de oração. Neste ano, o tema é ‘Todos precisam de Jesus’, e acontecerá entre os dias 09 e 15 de outubro. Em cada dia, líderes e responsáveis são convidados a dedicar um tempo de oração unidos no mesmo propósito. ‘Todos precisam de Jesus’, responsáveis e líderes para que possam apresentar ele para as crianças e adolescentes, que também carecem de salvação.

Sugerimos que todos os membros da igreja, sejam envolvidos nessa semana de oração, que os motivos diários de oração, sejam compartilhados nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp das igrejas locais, e que, muitas pessoas busquem a Deus e a sua misericórdia, a fim de que os adultos conheçam a Jesus, o ame e estejam dispostos a levar a salvação a muitas crianças e adolescentes”.

 

Promessistas.org: Nos fale as metas do MCA nos próximos meses e mais um ano de gestão?
Dsa. Márcia Rizzi: “Temos um projeto lançado recente, que é o “Promessa Kids”, exibido todas às terças-feiras, de manhã, na TV Promessa, o qual precisa de continuidade. A escrita dos roteiros é feita pela equipe do MCA Geral, composta por mim e pelo Pr. Luis Camargo, Pr. Lucas Mendes e Dsa. Elis Regina. Na apresentação temos a colaboração da Ir. Wania dos Anjos. Daremos continuidade neste projeto, que demanda bastante tempo, com a intenção de estabelecer uma parceria com a Secretaria de Inclusão para nos ajudar na interpretação em Libras das histórias do programa para atendermos essa demanda específica.

Neste ano ainda, queremos disponibilizar um ebook com orientações para a liderança do MCA local, na intenção de subsidiar a organização e funcionamento desse ministério. Para o próximo ano, daremos continuidade a escrita de materiais que auxiliem as igrejas no trabalho com crianças e adolescentes e faremos a revisão e ampliação dos Programas: Filhos da Promessa, Filhos da Missão, Filhos do Reino, além de dar continuidade ao Programa “Promessa Kids”. Também há a possibilidade de participarmos da formação de líderes e professores, de acordo com as necessidades locais, a exemplo do que fizemos agora no mês de setembro atendendo o MCA da Convenção Ceará com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre pastores, líderes e professores.
Pedimos a Deus que nos capacite a cada dia, que abra nossos olhos espirituais a fim de que os desafios não sejam maiores do que a nossa vontade de servir. Que tenhamos responsabilidade e amor para realizar tudo o que Ele tem colocado em nossas mãos.”

Assista ao último “Promessa Kids”:

Por: Ministério de Comunicação.

Notícias