Skip to content

Missão humanitária: comitiva faz visita ao Plantando Esperança Tajapuru

Visita levou palestre sobre saúde  bucal, donativos e reunião para fortalecimento do projeto.

 

Uma comitiva de cerca de 20 pessoas esteve em recente visita ao projeto Plantando Esperança Tajapuru, entre Breves e Melgaço, na ilha do Marajó, no Pará. Durante a estadia da comitiva, na última sexta-feira, 31 de maio, as famílias compostas por crianças, jovens e adultos compareceram à missão para participar de uma palestra sobre saúde bucal. Eles também receberam cestas básicas, roupas e tiveram um momento de oração e reflexão da Palavra de Deus. Uma reunião de alinhamento para novas parcerias e fortalecimento da missão também foi realizada.

Foto: Calebe Braga.

 

“Viemos na expectativa de conhecer o Plantando Esperança Tajapuru”, disse o Diretor da Agência Humanitária Brasil, que liderava a comitiva, Pr. José Bento. Viemos conhecer os locais, os irmãos, a liderança, entender um pouco mais como é o dia a dia, com quem mora aqui, e pudemos ter um diagnóstico de como a Agência Humanitária pode efetivamente colaborar e contribuir para a manutenção desse projeto. Queremos, a partir dessa visita, planejar e estruturar uma grande ação social”, explicou.

Junto ao Líder Geral, compunham a comitiva pela Associação de Educação Promessista (AECAP), o Pr. Roberto Junior; pelo MJ Geral, o Pr. Lucas Miranda; pela Agência Promessista de Comunicação (APC), o Da. Andrei Sampaio Soares; a palestrante, Dra. Karine Maris (Agência Humanitária – Promessa Primavera do Leste – MT); o Superintendente da Convenção Norte, Pr. Francileu Sousa; o Secretário da Convenção Norte, Pr. Edson Shinaid; o colaborador, Pr. Everton Wilker; e o Pastor do campo, Erithon Brito Leal, com outros promessistas locais completaram os participantes.

Para o Superintendente da Convenção Norte, Pr. Francileu Sousa, a iniciativa missionária na localidade é mais uma extensão da missão. “Isto é praticar o Evangelho através do Plantando Esperança Tajapuru. Hoje, muitas famílias estão sendo atingidas por esse projeto da Igreja Adventista da Promessa”, pontuou, ressaltando ainda a importância de orar e contribuir com a iniciativa.

 

A importância do cuidado com a saúde bucal

Um dos pontos mais relevantes da visita foi a palestra sobre saúde bucal, com a Doutora Karine Maris. “É uma experiência muito enriquecedora. Sabemos que eles estão recebendo a informação, mas o sentimento de servir com o nosso conhecimento técnico, algo que sabemos que vai transformar vidas, é indescritível. A sensação é muito gratificante.” Karine também afirmou que é seu compromisso, como cristã e dentista, servir ao próximo.

Foto: Andrei Sampaio Soares

A saúde é um dos principais gargalos que o projeto pode ajudar a resolver na região, de acordo com o pastor local, Erithon Brito. “A saúde não é tratada como prioridade por aqui, por isso viemos frequentemente com palestras relacionadas à saúde do homem, da mulher, saúde bucal, tratamento psicológico… mas, apesar da dificuldade, o Senhor tem nos dado grandes visões e expectativas para o projeto.”

O irmão João Paulo, que junto à sua família são os pioneiros da missão, coloca os temas da educação e saúde, além da evangelização, como pontos cruciais para a ampliação do projeto. “Hoje, somos um ponto de referência aqui. Isso traz alegria. Pessoas que nunca pensávamos que estariam na igreja, hoje estão. Muitas famílias foram batizadas e se sentem felizes”, explica o pioneiro.

Alinhamento e parcerias

Foto: Calebe Braga.

Na parte final da viagem, antes do retorno da comitiva para Breves e Belém, uma reunião propositiva foi realizada. O irmão João Paulo pôde falar sobre as necessidades para que o projeto cresça, e os participantes da comitiva puderam pensar sobre como melhorar o espaço. O colaborador do MJ Geral, Pr. Lucas Miranda, comentou: “Conversamos bastante com as pessoas aqui e identificamos uma enorme demanda. Eles construíram a primeira parte, mas é preciso construir todo o entorno: salas de aula, cozinha, área de lazer. Como profissional da área de construção, isso me marcou muito. Está em nossas mãos gerar essa transformação”, explicou, afirmando a oportunidade de construir conexões para ajudar o projeto.

O Pr. Junior Helfstein manifestou alegria por seu retorno ao lugar, já que o líder visitou o local pela segunda vez. Agora, como líder da AECAP, o pastor disse que há uma forte ligação entre a educação promessista e a iniciativa missionária. “Para mim, é uma grande satisfação saber que, como estrutura educacional, conseguimos alcançar um lugar tão distante. Certamente seremos um parceiro importante desta missão.”

Para saber mais sobre a missão, os interessados podem falar com o Pr. Erithon Leal, responsável pelo campo e pelo projeto. O telefone é: (91) 98276-5523.

Texto: Andrei Sampaio Soares (APC Jornalismo). 

Fotos: APC e Convenção Norte.

Notícias