É importante refletir sobre a representação da igreja cristã na sociedade.
Promover o bem ao próximo através de uma relação harmoniosa reafirma o amor de Deus para conosco e evidencia o amor fraternal que necessitamos praticar enquanto missionários do Reino dos céus. “E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se agrada” (Hb 13.16). Portanto, aliar a mensagem da fé com ações intencionais, neste caso, no combate à dengue, devido ao momento que o Brasil atravessa, pode ser uma forma eficaz de testemunho do evangelho integral, que promove salvação, saúde e bem-estar.
Até o dia 25 de março de 2024, o Brasil registrou 2.265.935 casos prováveis de dengue, com 758 óbitos confirmados. A faixa etária com maior incidência de casos graves foi a de 20 a 29 anos, enquanto o maior número de óbitos foi identificado na faixa etária de 70 a 79 anos (Brasil, 2024).
LEIA MAIS: Para novo apresentador do Aliança de Oração, o programa é a cara da família promessista
Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é endêmica no Brasil, com a ocorrência de casos ao longo do ano. Todavia, os períodos quentes e chuvosos estão relacionados ao aumento de casos evidenciados, especialmente nos primeiros meses do ano. A infecção pelo vírus da dengue pode ser assintomática ou apresentar sintomas que variam desde um caso febril de início imediato até dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo, fraqueza, dores no corpo e articulações, bem como na região atrás dos olhos.
Os casos graves da doença podem gerar sangramentos das mucosas (boca e nariz), acompanhados de fortes dores abdominais, vômitos persistentes e desconforto respiratório severo. Estes sintomas são conhecidos como sinais de alarme da doença e podem levar ao óbito (12 a 24 horas). A identificação destas complicações pode ser vital para intervenção imediata nos serviços de saúde e suporte clínico necessário.
A prevenção da dengue é possível por meio do controle do vetor, o mosquito, o que envolve ações básicas de limpeza doméstico (lixos domiciliares, como a retirada de recipientes que possam acumular água) quanto em espaços públicos (como estabelecimentos comerciais, vias públicas, escolas e hospitais).
O papel da igreja com a informação
A informação é uma ferramenta eficaz para romper a ociosidade cristã e social, visto que, a igreja de Cristo, está inserida na sociedade e, por meio das ações sociais, ganha concretude, percepção objetiva e visibilidade perante a sociedade.
Em consonância com Monteiro (2020), o Brasil é cercado pela intensa desigualdade socioeconômica, fomentada por disparidades sociais, relacionadas às condições de vida (acesso à educação, saúde, emprego, renda, moradia, saneamento básico). Dentre a realidade descrita, questiona-se sobre as contribuições sociais da igreja em meio a este cenário com ênfase nas condições de vida da sociedade brasileira que, colaboram no acometimento dela por diversas doenças tropicais, entre elas, a dengue.
Neste cenário de grande preocupação coletiva, o governo busca por parcerias na comunidade, entre elas, a comunidade cristã que pode atuar não somente como mensageira do Reino, mas que propaga o cuidado e a prevenção de doenças prevalentes no cenário brasileiro.
Busque por parcerias no seu bairro (Unidades Básicas de Saúde, escolas, centros comunitários), ofereça suporte logístico para ações locais, informe sua comunidade sobre as medidas de prevenção, controle da dengue e seus respectivos sinais de alarme. As informações ofertadas em tempo oportuno podem salvar vidas!
Texto por: Enfermeira Ma. Marta Cleonice Cordeiro de Assunção | Membro Promessa Benfica 1 (Benevides, Pará), na Convenção Norte; Mestra em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças da Amazônia (UEPA/UFAM). Especialista em Nefrologia e Urologia (UNIESAMAZ); Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família (UFPA); Especialista em Vigilância em Saúde (FAHOL/DNA-PÓS); Bacharel em Enfermagem (FAPEN); Docente do Curso de Enfermagem – Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA); Coordenadora de Estágios/Extensão – Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA); Coordenadora Interina do Curso de Enfermagem (FAAMA)
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Centro de Operação de Emergências (COE). Informe Edição Nº 05 | SE 01 a 10/2024 Atualizado em: 12/03/2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/arboviroses/informe-semanal/informe-semanal-no-05-2013-centro-de-operacoes-de-emergencias-2013-se-10-12-de-marco-de-2024
Monteiro RAC. O compromisso da igreja diante da realidade social. Universidade Nove de Julho – UNINOVE Centro Universitário Internacional – UNINTER. https://doi.org/10.35521/unitas.v8i1.2395