Skip to content

Nas águas do Rio Tajapuru, promessistas pregam o evangelho e praticam solidariedade aos ribeirinhos

Os Adventistas da Promessa de Breves (PA), na Convenção Norte, estão no começo de um proeminente trabalho missionário

Ao longo do Rio Tajapuru, na zona rural de Breves (PA), na Ilha do Marajó, cujas águas são um importante “corredor” por onde passam as riquezas da Amazônia, uma missão proeminente da Igreja Adventista da Promessa, começa a acontecer. Foi de um dos pontos dessa localidade que uma família cristã, insatisfeita por questões administrativas de sua denominação, em 10 meses sem congregar, resolveu sair e ir atrás de outra igreja.

O pastor do campo de Breves, Everton Wilker, recebeu uma mensagem do casal, contato conseguido por uma irmã da igreja pastoreada por ele. Desde a mensagem, de novembro de 2020, devido às circunstâncias, que vão da pandemia até questões pessoais, os primeiros estudos foram ministrados via WhatsApp. Meses depois, numa amenização da pandemia, o casal, com seus filhos, foi até a cidade de Breves, por um percurso que leva 1 hora de média, de rabeta (um barco de pequeno porte com motor acoplado). Nesta visita, de pronto a família aderiu à Igreja Adventista da Promessa. Foi a partir daí que as três igrejas de Breves passaram a atender os moradores da região.

[continua após a imagem]

Localização de Breves e do Rio Tajapuru

 

Uma missão a enfrentar

“Me senti muito incomodado, e, mesmo com três igrejas, pedimos ajuda da Convenção Norte e da Junta de Missões. Recebemos doações de livros; verificamos jovens na faixa etária de 15 a 20 anos para serem alcançados; ajudamos na construção do trapiche, além da distribuição de roupas”.

Essa é uma das falas do Pr. Everton, incomodado com a situação e enfrentando os dilemas de uma missão desse porte. Mas com a ajuda do Espírito e do povo de Deus, ele vai, pouco a pouco, reunindo forças, na tentativa de consolidar o trabalho.  Tanto promessistas da Convenção Norte, como o Superintendente, Pr. Francileu Sousa, que visitará o local no último sábado de Junho, como parceiros de fora do estado começam a ajudar, à medida que conhecem a missão. “Agradeço ao pastor Marcos Orso, que faz parte da Junta de Missões. Ele foi a primeira pessoa que me ajudou, tanto com dicas quanto em divulgar o trabalho, para conseguir ajuda”, enfatiza. Quanto às doações financeiras, são devidamente prestadas as contas aos irmãos.

O pastor não faz nada sozinho: em média, 15 pessoas, de 3 igrejas de Breves (Riacho Doce, Templo Central e Cidade Nova), com as devidas seguranças sanitárias, viajam até o Rio Tajapuru, pelo menos uma vez ao mês para ajudar na missão. Em situações extremas, de rabeta, duas pessoas vão ministrar a Escola Bíblica no terreno da família que aderiu a Promessa.

Segundo o relato do Pr. Everton, já há, no local, uma estrutura de igreja. Porém, os custos para executar essa missão são consideráveis: “Estamos indo lá levando a mensagem e fazendo visitas; mesmo com alguns custos. O barco tem um frete de R$ 100 reais; já o óleo, tem um custo médio de R$ 150”, relata o líder.

Há uma grande demonstração de amor dos promessistas de Breves pelas primeiras pessoas que se achegam ao novo trabalho. O pastor do campo deseja enfrentar a realidade local, a fim de quebrar o ciclo de pobreza e analfabetismo e levar o evangelho poderoso de Cristo para aquelas vidas.

“Como as riquezas da Amazônia passam por lá, muitos adolescentes se prostituem por comida e óleo para as embarcações. Enfrentar essa realidade é o desafio do projeto missionário”, declara Everton, que já sonha com o futuro. “Planejamos um domingo de lazer, para construir um barracão, a fim de abrigar os irmãos para dormirem lá. Queremos também mais material escolar, roupas e viabilizar ajuda médica para eles”, conclui.

 

[continua após a imagem]

Motivados pela Lição Bíblica “Uma igreja para a cidade”

Os promessistas de Breves têm sempre se dedicado à missão, e a lição “Uma igreja para a cidade” impulsionou-os a se envolverem com os dilemas do município e a praticar ações evangelísticas e solidárias. A pregação da Palavra de Deus associada à distribuição de donativos, tem sido uma constante das igrejas.

No ano de 2020, no bairro Nova Breves, aconteceu a primeira Ação Social, com estudo bíblico ministrado pelo Pr. Natan, na época diácono, e o ir. Mauro. Um domingo com sorteio de cestas básicas, cortes de cabelo (com o pr. Everton e a esposa Elaine) e a distribuição de sopa.

Já neste ano, o Templo Central da Promessa na cidade e a Coordenadoria de Escola Bíblica distribuíram 94 kits de higiene (creme dental, escova, desodorante), no presídio do município. Entregaram sopa na feira e na Caixa Econômica da cidade, por meio das classes da EB. E, no bairro do Riacho Doce, as sopas foram entregues nas casas. Esse tem sido um trabalho constante, que tem feito a igreja ser sal fora do saleiro, tocando as realidades locais.

Para maiores informações: (91) 984450351 – Pr. Everton

Por: Ministério de Comunicação

 

Notícias