Desde o início da gestão 2008-2011 uma nova visão para comunicação online permeou os objetivos da liderança da Igreja Adventista da Promessa. Saiba um pouco mais do que acontece por trás das páginas do Portal IAP.O Portal IAP, veículo oficial da diretoria geral da Igreja Adventista da Promessa está conquistando cada vez mais espaço na internet, segundo o posicionamento estratégico estabelecido pela organização. Lançado no final de 2008, o canal tem contribuído cada vez mais para consolidação de ações táticas de comunicação entre a direção da igreja e seus membros, mesmo os mais distantes geograficamente.
No final de 2009, numa parceria que avança para o 4º ano com a Pozati Comunicação, o portal lançou canais de mídias sociais como sua Comunidade no Orkut, Canal no You Tube e um Perfil no Twitter; todos muito apreciados pelos usuários do portal. 2011 foi o ano de estabelecer seu espaço do Facebook.
A estrutura de comunicação criada foi tão eficiente, que o vídeo clip da noite de sábado da Assembléia Geral foi destaque de categoria no You Tube como um dos vídeos mais acessados da semana, gerando um feedback positivo para a liderança promessista. Segundo Juliano Pozati, da Pozati Comunicação, os resultados são a consequência lógica de uma política de investimentos séria e comprometida: “Os líderes da igreja apostaram na modernização e fortalecimento de seus canais de comunicação como meio para solidificar seu trabalho, mantendo um compromisso sério com a questão. O resultado não poderia ser diferente” – ressalta.
Ao longo de quase 4 anos de trabalho para posicionamento do Portal na internet, seu crescimento já saltou de 350/acessos dia, em sua inauguração, para atuais 750 acessos/dia, atingindo picos de 2.400 acessos/dia em eventos e coberturas especiais. Outra conquista que vale ser destacada é o número de assinantes espontâneos que recebem mensalmente a newsletter do portal: hoje cerca de 1.300 pessoas.
O novo Portal IAP
Para acompanhar o dinamismo da internet, o Portal IAP não poderia permanecer estático. A reforma estrutural que ganhou no segundo semestre de 2011 acompanha as tendências mais atuais da internet. “Percebemos através do nosso blog e das coberturas especiais que fizemos nas últimas assembleias que nossos usuários estavam ávidos por interação, por participar e opinar” – destaca a Diaconisa Lilian Mendes, coordenadora do projeto e jornalista responsável pelo editorial do Portal.
“A plataforma WordPress nos possibilitaria toda interatividade e colaboração que almejávamos, além de modernizar completamente a estrutura do Portal IAP, com uma interação mais dinâmica e melhores resultados junto ao Google. Simplesmente adotamos para a IAP a mesma plataforma usada pelo The New York Times. Não reinventamos a roda, buscamos resultados baseados em grandes tendências que deram certo!” – completa Pozati.
A reforma administrativa da igreja é um exemplo claro de interatividade. Todos os documentos preliminares redigidos pela comissão foram submetidos a apreciação e comentários dos usuários. Membros da IAP em todo mundo puderam opinar e participar ativamente com críticas e sugestões através do site da igreja.
O novo Portal IAP também é mais integrado com mídias sociais, com publicações automatizadas no Twitter e conteúdo partilhado no Facebook onde os usuários podem replicar para seus círculos sociais as matérias que mais gostarem no editorial da IAP.
Podcasts e Sermões em Vídeo
Outro projeto muito bem aceito pelos usuários é o Podcast de Lições Bíblicas. Com eles os internautas da IAP podem baixar o conteúdo das lições em áudio e ouvir onde estiverem, seja no carro, no celular ou no computador em casa. Além da conveniência, o foco em acessibilidade pautou o projeto da equipe. “Muitos promessistas utilizam os podcasts como conveniência, para ouvir a caminho do trabalho ou da escola em celulares e mp3 players. Mas há outras realidades fazendo bom proveito dos arquivos em áudio: pessoas com dificuldades visuais e comunidades onde o analfabetismo é expressivo”, destaca a jornalista Lilian Mendes.
O processo todo começa no DEC – Departamento de Educação Cristã da IAP, responsável pela edição das lições. Os mesmos autores que a escrevem, por vezes, gravam seus podcasts e preparam 3 sermões em vídeo que são veiculados durante os trimestre da lição atual através do Portal IAP e seu canal de vídeos no You Tube.
Embora o tempo de cada sermão nunca ultrapasse o limite de 10 minutos imposto pelo You Tube, o processo de preparação é longo e minucioso. Segundo o missionário Eleilton Willian de Souza Freitas, os textos nascem no coração. “Dá bastante trabalho! Na leitura pessoal da Bíblia sempre existem textos que falam mais ao coração. A gente reserva estes textos, meditando muito, para depois transformá-los em sermões. Eu acredito que é o Espírito Santo quem inspira e orienta esse processo, para que fale diretamente ao povo promessista. A partir do texto, eu procuro estudar, aprofundar o tema, busco comentários bíblicos para construir o texto final que será gravado em estúdio. É uma caminhada do momento em que o texto nasce no coração até o momento da gravação” – afirma.
A possibilidade de interação com a mensagem é um dos grandes diferenciais que a nova fase do Portal IAP tem possibilitado aos seus usuários. “ Os jovens da igreja já clamavam por isso” lembra o Pr. Alan Rocha. “Eu tenho recebido e-mails de pessoas dizendo ‘obrigado meu amigo pelo que você disse, foi para mim, Deus falou comigo’” Alan ainda complementa: “Nosso tempo é conhecido como a Era da informação. A Igreja estava aquém disso. Ainda não chegou no ideal, mas ela está a caminho. Essa questão da interação é muito importante. Esse tempo exige isso. Que as pessoas possam opinar, comentar. Faz com que elas se sintam participantes da história, como no caso da Reforma Administrativa.”
Ms. Jailton Sousa Silva, colaborador do Departamento de Educação Cristã da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo, também conta como tem sido a experiência de participar do projeto de Podcasts do Portal IAP e ainda destaca a importância da igreja progredir em suas ações de comunicação: “É uma experiência bastante positiva, porque é sempre um grande privilégio contribuir com a igreja de Cristo. Não é algo feito para nós, mas acima de tudo para agradar a Deus. A igreja não é um corpo estático, é um corpo que tem que progredir a cada época. E a nossa época é a época da tecnologia, da internet. Pra igreja fazer o seu papel evangelístico ela tem que acompanhar esse ritmo em que o mundo está. A igreja só tem a ganhar com tudo isso!”